Publicidade
O empresário britânico de tecnologia Mike Lynch está entre os desaparecidos após um iate de luxo ser atingido por um tornado e afundar na costa da Sicília.
Uma pessoa morreu e outras seis estão desaparecidas após o barco, chamado Bayesian, afundar na madrugada de segunda-feira perto de Porticello, de acordo com a guarda costeira e os bombeiros. A esposa de Lynch, Angela Bacares, estava entre os resgatados, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
O casal estava a bordo do iate comemorando, após a tumultuada absolvição de Lynch das acusações de fraude, de acordo com a pessoa. Lynch foi considerado inocente por um júri de São Francisco há apenas dez semanas, sobre acusações de que ele teria cometido a maior fraude da história do Vale do Silício durante a venda de US$ 11 bilhões de sua empresa Autonomy para a Hewlett Packard em 2011.
Continua depois da publicidade
A guarda costeira da Itália está liderando as operações de busca e resgate e já recuperou 15 pessoas, disseram os gerentes do iate à vela de 56 metros (184 pés), Camper & Nicholsons. Havia 12 convidados e 10 tripulantes a bordo.
As pessoas desaparecidas eram britânicas, americanas e canadenses, de acordo com um comunicado da guarda costeira.
Mergulhadores especializados foram mobilizados para procurar vítimas dentro da embarcação, que afundou durante uma tempestade violenta e agora está a 50 metros de profundidade, disseram os bombeiros.
Continua depois da publicidade
“O iate estava ancorado e não navegando, até onde sabemos”, disse o porta-voz da Camper & Nicholsons.
Bacares está registrada como a proprietária da entidade que possui o Bayesian, de acordo com um registro de abril em Jersey.
Bayesian
A Itália é atingida por cerca de 100 tornados por ano, de acordo com a AtmosphericG2, uma empresa que fornece dados meteorológicos para comerciantes. Em média, pouco mais de 70 são “trombas marinhas”, ocorrendo na costa, e mais de 30 serão em terra.
Continua depois da publicidade
Uma mulher chamada Charlotte Golunski salvou seu bebê de um ano de idade de se afogar segurando a criança acima das ondas, de acordo com o jornal italiano La Repubblica. Golunski é sócia da Invoke Capital — uma empresa de investimentos fundada por Lynch — de acordo com uma página na plataforma de mídia social LinkedIn.
“Segurei-a flutuando com toda a minha força, meus braços esticados para cima para evitar que ela se afogasse”, cita o jornal Golunski dizendo. “Muitos estavam gritando. Felizmente, o bote salva-vidas inflou e 11 de nós conseguiram entrar nele.”
O Departamento de Investigação de Acidentes Marítimos do Reino Unido está enviando uma equipe de quatro inspetores para Palermo, Itália, para conduzir uma avaliação preliminar sobre o naufrágio do Bayesian, disse o MAIB em um comunicado.
Continua depois da publicidade
“Estamos fornecendo apoio consular a vários cidadãos britânicos e suas famílias após um incidente na Sicília”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.
Darktrace
Lynch, que foi conselheiro de dois primeiros-ministros do Reino Unido, co-fundou a Autonomy em 1996. A empresa desenvolveu software para extrair informações úteis de fontes não estruturadas, incluindo chamadas telefônicas, e-mails e vídeos.
Logo após adquirir a Autonomy, a HP reduziu o valor do negócio em US$ 8,8 bilhões e uma longa batalha legal se seguiu. Lynch perdeu um julgamento civil em Londres relacionado ao acordo em 2022 e foi extraditado para os EUA, onde foi julgado em um tribunal federal de São Francisco. Um júri o considerou inocente de todas as acusações no início de junho.
Após a venda da Autonomy, Lynch criou a firma de capital de risco Invoke Capital, fundando uma série de empresas de tecnologia administradas por ex-funcionários. A mais bem-sucedida foi a Darktrace, uma empresa de cibersegurança que usa IA para detectar atividades suspeitas na rede de TI de uma empresa.
© 2024 Bloomberg L.P.
Ricardo Bellino ensina
Como negociar e Persuadir
Aprenda a arte da persuasão com um negociador de elite; saiba como influenciar e convencer pessoas com as estratégias de Ricardo Bellino, um dos maiores dealmakers do Brasil.