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A Amazon fechou o ano de 2023 com uma base de 78 mil vendedores no Brasil. O número, 53% maior que o registrado em 2022, foi divulgado na manhã desta terça-feira (16) por executivos da companhia no evento Amazon Conecta, em São Paulo. Do total, 99% são pequenas e médias empresas – 4% já exportam para os Estados Unidos e outros países.
“Não há um foco somente em pequenos, mas o impacto deles é muito maior”, afirmou Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil. Para mitigar riscos de negócios ainda incipientes, a empresa investe alto em treinamento e tecnologia. “A gente tem um controle muito grande para que o vendedor seja o mais bem sucedido possível”, complementa o executivo.
Os executivos da empresa no Brasil afirmam que o número de sellers continua crescendo, mas o principal objetivo da Amazon é expandir a quantidade de produtos ofertados na plataforma. A operação brasileira da companhia criada por Jeff Bezos terminou o ano passado com 18 milhões de produtos em seu market place.
“Só lançar um seller é insuficiente para garantir o sucesso desse vendedor e uma boa oferta para o cliente”, afirmou Ricardo Garrido, diretor de marketplace da Amazon Brasil, ao IM Business.
A partir deste ano, todos os vendedores da Amazon no Brasil vão ter acesso ao programa global de logística Fulfillment By Amazon (FBA) no qual a varejista americana centraliza em seus próprios centros de distribuição o armazenamento, empacotamento e envio ao consumidor final dos produtos de parceiros de venda no marketplace.
“Tão importante quanto captar novos parceiros para o market place é converter esses vendedores no FBA porque é isso o que vai fazer com o parceiro tenha sucesso. Isso permite que ele tenha selo prime na plataforma, entrega rápida e saiba utilizar as alavancas da Amazon”, complementa Garrido.
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Atualmente, mais de 3 mil vendedores brasileiros já utilizam o programa para vender para Estados Unidos e Europa.
A companhia destaca uma pulverização geográfica das vendas, com mais da metade dos vendedores da plataforma localizadoa fora dos três grandes centros (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília). Sete entre dez pedidos têm um destino diferente daquele em que o vendedor está sediado.
Ainda de acordo com números apresentados nesta manhã, a Amazon foi responsável por movimentar R$ 25 bilhões na economia brasileira em 13 anos de operações no país. Nesse período, a companhia investiu R$ 33 bilhões nos negócios em território nacional. O valor considera infraestrutura e remuneração de equipes corporativas, operação e logística e a AWS.
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Atualmente a empresa gera mais de 18 mil empregos diretos e indiretos em território nacional. A Amazon tem dez centros de distribuição no país e 64 estações de entrega.