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Na última década, bancos por todo o mundo colocaram a migração de parte dos seus sistemas para a nuvem no centro da pauta de tecnologia. O movimento tomou força no Brasil recentemente, quando instituições como Bradesco, Santander e Itaú reforçaram os esforços para levar seus dados ao novo ambiente. Agora, uma mudança de sentimento pode estar em curso.
Em busca de maior eficiência, segurança, escalabilidade e otimização dos seus dados, grandes companhias têm reavaliado a estratégia, retornando parte de seus dados hospedados em nuvem para as estruturas “on premise“ (“em casa”, em tradução livre).
“Existem grandes bancos dos Estados Unidos que, há alguns anos, disseram que estavam movendo tudo para a nuvem. Hoje, esses bancos estão construindo novos data centers e nova infraestrutura”, avalia o CEO da Cloudera, Charles Sansbury, em entrevista ao InfoMoney. “Eu acho que o que eles aprenderam é que a arquitetura de estado final será uma combinação de cargas de trabalho on premise e em nuvem”
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O executivo veio ao Brasil para participar do evento Evolve 2024, realizado pela própria Cloudera, plataforma híbrida para dados, análises e IA.
A companhia, fundada em 2008, foi uma das precursoras na expansão das soluções envolvendo big data e análise de dados. Hoje, presta serviços para alguns dos maiores bancos, seguradoras e empresas de telecomunicações do mundo – alguns dos setores com maior volume de dados transacionados. No Brasil, BB (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Telefônica Brasil são alguns dos casos.
Entre as principais empresas do mundo, os volumes de dados são tão grandes que permitem adequar uma estratégia que envolva nuvens pública, privada e infraestrutura própria para melhorar a alocação de suas cargas. “Cargas de trabalho que rodam ininterruptamente provavelmente devem rodar em hardware que a própria empresa possui”, explica Sansbury.
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O efeito da IA generativa
Um elemento que contribui para esse movimento é a explosão da IA Generativa nas empresas – tecnologia relacionada a uma elevada demanda por processamento. “Se tornou um consenso que os casos de uso de IA generativa rodarão em hardware on premises, porque o custo de rodar na nuvem é muito alto”, diz o executivo.
Contratos de nuvem com grandes provedores como AWS, da Amazon (AMZO34), Cloud, do Google (GOGL34) e Azure, da Microsoft (MSFT34), são baseados no consumo: quanto mais uma empresa usa o processamento e armazenamento em nuvem, mais ela paga. O avanço da inteligência artificial generativa tem levado essas companhias a elevados investimentos em infraestrutura para suportar sua aplicação.
“Novas cargas de trabalho, cargas que tenham necessidades computacionais muito variáveis ou de natureza mais curta provavelmente vão rodar em infraestrutura baseada em nuvem”, conta o CEO da Cloudera.
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Estratégias dos bancos
As estratégias no setor bancário, no entanto, podem variar. No Brasil, assim como no mundo, bancos assumiram compromissos mais ou menos agressivos de migração, bem como estabeleceram diferentes arquiteturas de armazenamento e processamento de dados.
“Alguns bancos decidiram que vão migrar tudo para a nuvem. Quando se toma esse compromisso, precisa fazê-lo por cinco ou dez anos. Então, não acho que veremos um movimento brusco de volta para o on-premise“, afirma Sansbury. Para ele, o que pode acontecer é uma mudança no cronograma de bancos que previam uma migração de parte da sua capacidade até 2026.
“Meu palpite é que, pelo que estou vendo, não será metade [da carga migrada]. Talvez seja um terço e pode acontecer até 2028, em um cronograma ligeiramente mais lento”, diz. “Os bancos que adotaram uma abordagem mais cautelosa ficaram surpresos com alguns dos custos que esses modelos de computação variável trazem e preocupados com algumas das questões de segurança mais divulgadas que surgiram, o que os fez desacelerassem.”
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A receita global da Cloudera é de aproximadamente US$ 1,1 bilhão (R$ 6 bilhões). Embora a empresa não divulgue os resultados no Brasil, a representação dos países latino-americanos na receita da companhia é comparável aos gastos que os países latinos tem com tecnologia da informação, de aproximadamente 5%.
A região, contudo, apresenta um crescimento superior a mercados mais maduros, como Europa e Estados Unidos – segundo Sansbury, esse número ainda não é o mesmo do crescimento de sua região com maior crescimento, o Oriente Médio, com 50%, mas tem se aproximado.
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