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Bairrista, torcedor brasileiro também tem “times do coração” no exterior; saiba quais

Clubes espanhóis despontam na preferência dos amantes do esporte com impulso de torcedor jovem

Mitchel Diniz

Vinicius Jr (Foto: Reprodução/Real Madrid)
Vinicius Jr (Foto: Reprodução/Real Madrid)

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Que o futebol é uma paixão nacional, todo mundo sabe. Mas a máxima ganha sentido literal com um dado que mostra o quanto o brasileiro é apegado aos clubes do próprio país. Pesquisa feita pela consultoria de branding TM20 e Brazil Panels, a pedido do InfoMoney, identificou que 57% dos torcedores no Brasil não têm um time gringo do coração. E entre aqueles que assumem torcer por alguma equipe no exterior, os times espanhóis têm preferência.

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A pesquisa ouviu 2 mil pessoas no último mês de fevereiro. Do total de respondentes, 19,6% afirmam torcer pelo Real Madrid. O Barcelona, por sua vez, tem o apoio de 14,3% dos entrevistados. Demais times também foram citados por um pequeno percentual de brasileiros, como o Manchester City (preferido de 3% dos participantes da pesquisa) e Paris Saint-Germain (com o apoio de 2%).

Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM e autor do livro Patrocinei! diz que q,uanto mais jovem o público, maior a chance de conexão com os times internacionais.

“Quando o Ronaldinho Gaúcho jogava no Barcelona, não havia tanto conteúdo sobre o time aqui no Brasil. Na época do Neymar, já tinha muito mais”, exemplifica o especialista.

Segundo ele, os times estrangeiros ganham apelo com as partidas sendo transmitidas em canais fechados e streaming, e também ao disponibilizar mais conteúdo em redes sociais para uma geração que já não tem mais paciência para acompanhar 90 minutos de jogo.

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Os participantes da pesquisa da TM20 e Brazil Panels, por sua vez, têm perfil mais maduro. Entrevistados com idade entre 18 e 34 anos correspondem a 21% da amostragem. E apenas 19% responderam que preferem assistir aos jogos do time do coração pela TV por assinatura – 57% ainda não abriu mão de acompanhar as partidas pela TV aberta.

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Vascaínos torcem mais pelos gringos

Os vascaínos são os que mais torcem por times estrangeiros, aponta o levantamento. Mais da metade dos cruzmaltinos ouvidos pela pesquisa responderam que apoiam algum clube no exterior e 26% estão do lado do Real Madrid. O time também tem a preferência dos corintianos (17%), flamenguistas (21,4%), palmeirenses (18%) e dos atleticanos (16,5%).

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Por outro lado, 19% dos torcedores do São Paulo que participaram da pesquisa afirmam torcer pelo Barcelona, enquanto 16,3% responderam Real Madrid. O time catalão também tem a preferência de 23% dos gremistas, ainda que quase empatando com os 20,7% que torcem pelo clube merengue.

“Os times brasileiros, por sua vez, são pouquíssimos que têm um projeto bem estabelecido de internacionalização”, afirma Martinho.

“A gente ainda não consegue exportar o nosso futebol, com exceção da seleção. [O estrangeiro] tem que conhecer muito de futebol brasileiro para saber quem é São Paulo, Corinthians, Flamengo”, complementa.

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Histórico de brasileiros de peso

Vini Jr. com a equipe do Real Madrid e Raphinha, comemorando um gol do Barcelona (Fotos: Reprodução das redes sociais)

Recentemente o Real Madrid se tornou o time com mais jogos na história da Champions League, o maior torneio de clubes da Europa. Ao longo de sua trajetória, o clube espanhol apostou em brasileiros de peso para compor seu elenco: Ronaldo Fenômeno, Kaká e Roberto Carlos já passaram pelo time.

Atualmente, Vini Jr., Rodrygo, Éder Militão e Endrick jogam pelo clube.

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No Barcelona, por onde já passaram Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Neymar, o destaque hoje é o atacante Raphinha. Recentemente, ele atingiu a marca de 47 gols pela equipe catalã, igualando o feito obtido por Ronaldo Fenômeno, no final da década de 1990.

“O Barcelona tem redes sociais em português, o Real Madrid tem projetos aqui. A La Liga tem um delegado no país trabalhando na construção do futebol espanhol no mercado brasileiro”, observa Martinho.

O especialista em marketing esportivo também nota que esse não é um movimento exclusivo do futebol. “NBA e NFL também tem páginas em português, com milhões de seguidores. Todo mundo tenta disputar um pedacinho da atenção e do coração do fã do esporte”.

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados