Publicidade
Uma nova injeção de capital privado é esperada nos clubes de futebol sauditas enquanto o país trabalha pela chegada de investidores. A expectativa do governo local é que a enxurrada de grandes estrelas do futebol mundial para o país continue, como no ano de 2023.
“Nós esperamos uma nova onda de privatizações em breve”, disse o ministro do Esporte Bader Alkadi no evento Bloomberg Power Players em Jeddah, apoiado pela Asharq. “Isso nos dá a oportunidade de tornar os investimentos em esportes sustentáveis de uma forma que nos possibilite continuar reinvestindo.”
No último ano, o campeonato nacional da Arábia Saudita viu a chegada de nomes como Neymar e Karim Benzema em seus clubes. O movimento, diz Alkadi, não deve parar, mas ainda não está claro se seguirá na mesma escala.
Continua depois da publicidade
O país e seu fundo soberano, o Fundo de Investimento Público, tem mantido um ritmo forte de gastos em esportes recentemente como uma estratégia de diversificação da sua economia, promoção do turismo local e melhoria na qualidade de vida.
A monarquia financiou, até agora, a maior parte de seus investimentos e iniciativas, no entanto, está em busca de mais capital privado, e não apenas nos negócios de esporte, mas também para atrair mais turistas e para cumprir com as dezenas de megaprojetos que darão sustentação à agenda Vision 2030, do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.
A CEO da PCP Capital Partners e coproprietária do PIF do Newcastle United, clube da liga inglesa Premier League, disse que vê uma “oportunidade fantástica” de adquirir uma participação em um clube saudita.
Ricardo Bellino ensina
Como negociar e Persuadir
Aprenda a arte da persuasão com um negociador de elite; saiba como influenciar e convencer pessoas com as estratégias de Ricardo Bellino, um dos maiores dealmakers do Brasil.