Conteúdo editorial apoiado por

Arábia Saudita prepara o terreno para nova “onda” de investimentos privados em esporte

Ministro dos esportes do país diz que privatizações devem possibilitar investimentos mais sustentáveis

Bloomberg

Publicidade

Uma nova injeção de capital privado é esperada nos clubes de futebol sauditas enquanto o país trabalha pela chegada de investidores. A expectativa do governo local é que a enxurrada de grandes estrelas do futebol mundial para o país continue, como no ano de 2023.

“Nós esperamos uma nova onda de privatizações em breve”, disse o ministro do Esporte Bader Alkadi no evento Bloomberg Power Players em Jeddah, apoiado pela Asharq. “Isso nos dá a oportunidade de tornar os investimentos em esportes sustentáveis de uma forma que nos possibilite continuar reinvestindo.”

No último ano, o campeonato nacional da Arábia Saudita viu a chegada de nomes como Neymar e Karim Benzema em seus clubes. O movimento, diz Alkadi, não deve parar, mas ainda não está claro se seguirá na mesma escala.

O país e seu fundo soberano, o Fundo de Investimento Público, tem mantido um ritmo forte de gastos em esportes recentemente como uma estratégia de diversificação da sua economia, promoção do turismo local e melhoria na qualidade de vida.

A monarquia financiou, até agora, a maior parte de seus investimentos e iniciativas, no entanto, está em busca de mais capital privado, e não apenas nos negócios de esporte, mas também para atrair mais turistas e para cumprir com as dezenas de megaprojetos que darão sustentação à agenda Vision 2030, do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

A CEO da PCP Capital Partners e coproprietária do PIF do Newcastle United, clube da liga inglesa Premier League, disse que vê uma “oportunidade fantástica” de adquirir uma participação em um clube saudita.