Conteúdo editorial apoiado por

Apple não vai lançar tecnologia de IA na UE por preocupações regulatórias

Segundo a empresa, as leis do bloco supostamente a forçam a diminuir a segurança de seus produtos e serviços

Bloomberg

Um comprador entra em uma loja da Apple na Black Friday em Berlim, Alemanha (Krisztian Bocsi/Bloomberg)
Um comprador entra em uma loja da Apple na Black Friday em Berlim, Alemanha (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

Publicidade

A Apple está retendo uma série de novas tecnologias de centenas para milhões de consumidores na União Europeia (EU), citando preocupações levantadas pelas tentativas regulatórias do bloco de controlar as Big Techs.

A empresa anunciou nesta sexta-feira (21) que bloquearia o lançamento do Apple Intelligence, iPhone Mirroring e SharePlay Screen Sharing para usuários na UE neste ano, porque o Digital Markets Act (DMA) supostamente a força a diminuir a segurança de seus produtos e serviços.

“Estamos preocupados que os requisitos de interoperabilidade do DMA possam nos forçar a comprometer a integridade de nossos produtos de maneiras que coloquem em risco a privacidade do usuário e a segurança dos dados”, disse a Apple em comunicado.

Continua depois da publicidade

Adquira o Cartão XP! Ele transforma suas compras em investimentos e oferece acesso a salas VIP em aeroportos 

De acordo com o DMA, espera-se que a Apple receba um aviso formal dos reguladores da UE sobre como ela supostamente impede que os aplicativos direcionem os usuários para ofertas de assinaturas mais baratas na web – prática pela qual recebeu uma multa de € 1,8 bilhão (US$ 1,9 bilhão) dos reguladores de Bruxelas no início deste ano.

O DMA da UE obriga as plataformas de Big Tech a cumprir uma série de regras. Os serviços de tecnologia são proibidos de favorecer os seus próprios produtos em detrimento dos concorrentes. Eles são impedidos de combinar dados pessoais de diferentes serviços, bloqueados de usar dados coletados de comerciantes terceirizados para competir contra eles e devem permitir que os usuários baixem aplicativos de plataformas concorrentes.

Continua depois da publicidade

O Apple Intelligence foi o destaque recente da apresentação da Worldwide Developers Conference da empresa, que também incluiu atualizações nos sistemas operacionais do fabricante do iPhone. A tecnologia ajudará a resumir texto, criar imagens originais e recuperar os dados mais relevantes quando os usuários precisarem. A atualização também inclui uma versão reformulada da Siri, sua assistente digital pioneira.

© 2024 Bloomberg L.P.