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A assistência médica é o benefício mais prevalente, com oferta presente em 98,4% das organizações brasileiras, de acordo com uma pesquisa da consultoria Aon. O gasto das empresas com plano de saúde representa em média 14%, podendo chegar a 20%, da folha de pagamento, segundo estudo da Deloitte. De olho neste contexto, a healthech Avatar da Saúde foi criada para ajudar companhias a integrar e melhorar os cuidados com a saúde dos colaboradores e reduzir os gastos.
A ideia é reunir em um mesmo local todas as informações e criar uma jornada de saúde que mapeia indicadores de nutrição, atividades físicas e saúde mental, para que as empresas acompanhem seus funcionários de perto e possam intervir para melhorar indicadores do perfil epidemiológico. Esse é o propósito central do aplicativo Avatar da Saúde, que já reúne 428 mil vidas com acesso ao app, com um ano e meio de operação.
“Quando uma pessoa quer encontrar caminhos, ela abre o aplicativo de trânsito, quando quer conversar, usa o aplicativo de mensagens instantâneas. Queremos ser essa referência e virar um super app da saúde integral, de forma convergente, para empoderar o usuário e torná-lo um protagonista da sua saúde”, diz Vera Bejatto, fundadora do Avatar da Saúde.
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Empresas como Natura, Danone, Pepsico, Siemens já embarcaram na solução que, segundo a fundadora, ajuda a criar a cultura da saúde dentro do ambiente corporativo. “A cultura da doença já está instalada e muitas corporações só lidam com as consequências da falta de cuidado, que geram gastos altos, falta de produtividade e de engajamento. Nossa solução vem para transformar esse cenário e criar um ambiente de previsibilidade, onde o investimento passa a ser com a saúde e não com a doença”, diz Vera.
A solução nasceu da experiência de mais de 35 anos da executiva com o mercado de saúde. Formada em Administração de Empresas, ela sempre teve o sonho de ser médica e se enveredou para a área da saúde, quando teve oportunidade. Trabalhou cerca de 20 anos na área comercial da Amil até que decidiu empreender e criou a Victory, uma das destacadas corretoras especializada em gestão da saúde corporativa do país. Depois de duas décadas de atuação, Vera vendeu a companhia para a It’sSeg em 2020 e começou a estudar a nova empreitada. “O agora é digital e com excelentes ganhos de eficiência, e não usar a tecnologia digital a favor da saúde um grande desperdício! É continuar enxugando gelo”, afirma.
A ideia da Avatar da Saúde começou a ganhar forma quando Vera ainda estava em sua corretora, mas só saiu do papel quando ela se uniu a três sócios experientes em tecnologia e saúde e percebeu que esse era o caminho natural a seguir. Há um ano e meio a operação começou a rodar, com capital próprio da fundadora.
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“A XP nos ajudou nesse processo de tracionamento. Somos uma solução que nasceu na garagem, como muitos aplicativos relevantes do mercado. Por isso contar com o apoio de quem sabe lidar com o setor financeiro é essencial. Estamos maduros agora e buscamos investidores para dar um grande salto no mercado que ainda é oceano azul, inovando todos os dias para quando isso acontecer”, diz.
Vera acredita que duas novas frentes, em nutrição e saúde mental, vão viralizar, em breve, e tornar a healthech ainda mais atrativa para os investidores. “Trabalhamos com muito empenho e energia para ser unicórnio. Temos tudo para ganhar destaque no mercado de saúde e escalar essa solução para empresas de todos os portes”, diz a executiva.
Segundo Vera, a startup está residente no Cubo Itaú, um dos mais relevantes hubs de inovação da América Latina. “Estamos dentro do ecossistema buscando soluções com os principais players do setor”.
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O aplicativo na prática
O aplicativo oferece uma experiência personalizada para cada usuário, por meio do seu avatar, que é o seu “gêmeo digital”, com orientações e missões para reverter de forma simples, clara e intuitiva, as atitudes nocivas à saúde e garantir mais qualidade de vida e bem-estar.
O Avatar é também um SaaS, focado em saúde corporativa, que auxilia o RH e os gestores de saúde a gerenciarem, em formato 360º, todos os indicadores integrados: plano de saúde + saúde ocupacional+ Atenção Primária à Saúde (APS).
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Gerar previsibilidade, tanto de doenças como de gastos, é um grande diferencial e certamente com excelentes resultados, ainda mais com o acesso à plataforma digital HAS – Health Analytic System, sistema proprietário do Avatar.
“Acreditamos que a prevenção de doenças é o melhor caminho e que com pequenas mudanças pode-se fazer uma grande diferença para ter uma vida com propósito de cuidar do maior bem que temos, que é a nossa saúde. Temos que tirar as atitudes do “piloto automático” e prestarmos mais atenção na nossa nutrição, que é o combustível da vida e praticar atividades físicas, deixando o sedentarismo, urgentemente”, afirma Vera Bejatto.
Essa é a lógica do aplicativo Avatar da Saúde: reproduzir todos os indicativos de saúde no ambiente digital e realizar intervenções para que haja melhoria no perfil de saúde. Dentro da plataforma há uma equipe multidisciplinar de saúde, que conta com nomes como o Laboratório Fleury, que faz uma atenção primária digital e ajuda a desenhar uma trilha personalizada de acordo com a necessidade de cada colaborador. “Muitas empresas estão despertando para a questão da saúde, ao invés de só olhar as doenças e seu ônus pelo retrovisor”, explica Vera.
Segundo dados da Avatar da Saúde, os indicadores mostram que há 32% de redução na sinistralidade do plano médico para os colaboradores que se engajaram nos programas de saúde propostos pelo aplicativo. Além disso, quase metade (48%) das pessoas engajadas nas missões de saúde do Avatar reverteram hábitos não saudáveis.
“Esperar o colaborador adoecer e elevar a sinistralidade nos planos médicos tem sido um retrocesso na gestão de saúde corporativa. Já temos o domínio da informação e modelos preditivos que conseguem garantir melhorias e criar um ambiente corporativo mais favorável, com menos gastos e mais qualidade de vida. Sem dúvida alguma: O melhor plano de saúde é ser saudável”, finaliza.