Oferecido por

App ajuda reverter hábitos não saudáveis e reduz risco de adoecimento nas empresas

Com 428 mil vidas atendidas, aplicativo com foco em saúde corporativa diminui sinistralidade do plano médico e muda hábitos nocivos à saúde de colaboradores

MoneyLab

Publicidade

A assistência médica é o benefício mais prevalente, com oferta presente em 98,4% das organizações brasileiras, de acordo com uma pesquisa da consultoria Aon. O gasto das empresas com plano de saúde representa em média 14%, podendo chegar a 20%, da folha de pagamento, segundo estudo da Deloitte. De olho neste contexto, a healthech Avatar da Saúde foi criada para ajudar companhias a integrar e melhorar os cuidados com a saúde dos colaboradores e reduzir os gastos.

A ideia é reunir em um mesmo local todas as informações e criar uma jornada de saúde que mapeia indicadores de nutrição, atividades físicas e saúde mental, para que as empresas acompanhem seus funcionários de perto e possam intervir para melhorar indicadores do perfil epidemiológico. Esse é o propósito central do aplicativo Avatar da Saúde, que já reúne 428 mil vidas com acesso ao app, com um ano e meio de operação.

“Quando uma pessoa quer encontrar caminhos, ela abre o aplicativo de trânsito, quando quer conversar, usa o aplicativo de mensagens instantâneas. Queremos ser essa referência e virar um super app da saúde integral, de forma convergente, para empoderar o usuário e torná-lo um protagonista da sua saúde”, diz Vera Bejatto, fundadora do Avatar da Saúde.

Continua depois da publicidade

Empresas como Natura, Danone, Pepsico, Siemens já embarcaram na solução que, segundo a fundadora, ajuda a criar a cultura da saúde dentro do ambiente corporativo. “A cultura da doença já está instalada e muitas corporações só lidam com as consequências da falta de cuidado, que geram gastos altos, falta de produtividade e de engajamento. Nossa solução vem para transformar esse cenário e criar um ambiente de previsibilidade, onde o investimento passa a ser com a saúde e não com a doença”, diz Vera.

A solução nasceu da experiência de mais de 35 anos da executiva com o mercado de saúde. Formada em Administração de Empresas, ela sempre teve o sonho de ser médica e se enveredou para a área da saúde, quando teve oportunidade. Trabalhou cerca de 20 anos na área comercial da Amil até que decidiu empreender e criou a Victory, uma das destacadas corretoras especializada em gestão da saúde corporativa do país. Depois de duas décadas de atuação, Vera vendeu a companhia para a It’sSeg em 2020 e começou a estudar a nova empreitada. “O agora é digital e com excelentes ganhos de eficiência, e não usar a tecnologia digital a favor da saúde um grande desperdício! É continuar enxugando gelo”, afirma.

A ideia da Avatar da Saúde começou a ganhar forma quando Vera ainda estava em sua corretora, mas só saiu do papel quando ela se uniu a três sócios experientes em tecnologia e saúde e percebeu que esse era o caminho natural a seguir. Há um ano e meio a operação começou a rodar, com capital próprio da fundadora.

Continua depois da publicidade

“A XP nos ajudou nesse processo de tracionamento. Somos uma solução que nasceu na garagem, como muitos aplicativos relevantes do mercado. Por isso contar com o apoio de quem sabe lidar com o setor financeiro é essencial. Estamos maduros agora e buscamos investidores para dar um grande salto no mercado que ainda é oceano azul, inovando todos os dias para quando isso acontecer”, diz.

Vera acredita que duas novas frentes, em nutrição e saúde mental, vão viralizar, em breve, e tornar a healthech ainda mais atrativa para os investidores. “Trabalhamos com muito empenho e energia para ser unicórnio. Temos tudo para ganhar destaque no mercado de saúde e escalar essa solução para empresas de todos os portes”, diz a executiva.

Segundo Vera, a startup está residente no Cubo Itaú, um dos mais relevantes hubs de inovação da América Latina. “Estamos dentro do ecossistema buscando soluções com os principais players do setor”.

Continua depois da publicidade

O aplicativo na prática

O aplicativo oferece uma experiência personalizada para cada usuário, por meio do seu avatar, que é o seu “gêmeo digital”, com orientações e missões para reverter de forma simples, clara e intuitiva, as atitudes nocivas à saúde e garantir mais qualidade de vida e bem-estar.

O Avatar é também um SaaS,  focado em saúde corporativa, que auxilia o RH e os gestores de saúde a gerenciarem, em formato 360º, todos os indicadores integrados:  plano de saúde  + saúde ocupacional+ Atenção Primária à Saúde (APS).

Continua depois da publicidade

Gerar previsibilidade, tanto de doenças como de gastos, é um grande diferencial e certamente com excelentes resultados, ainda mais com o acesso à plataforma digital HAS – Health Analytic System, sistema proprietário do Avatar.

“Acreditamos que a prevenção de doenças é o melhor caminho e que com pequenas mudanças pode-se fazer uma grande diferença para ter uma vida com propósito de cuidar do maior bem que temos, que é a nossa saúde. Temos que tirar as atitudes do “piloto automático” e prestarmos mais atenção na nossa nutrição, que é o combustível da vida e praticar atividades físicas, deixando o sedentarismo, urgentemente”, afirma Vera Bejatto.

Essa é a lógica do aplicativo Avatar da Saúde: reproduzir todos os indicativos de saúde no ambiente digital e realizar intervenções para que haja melhoria no perfil de saúde. Dentro da plataforma há uma equipe multidisciplinar de saúde, que conta com nomes como o Laboratório Fleury, que faz uma atenção primária digital e ajuda a desenhar uma trilha personalizada de acordo com a necessidade de cada colaborador. “Muitas empresas estão despertando para a questão da saúde, ao invés de só olhar as doenças e seu ônus pelo retrovisor”, explica Vera.

Segundo dados da Avatar da Saúde, os indicadores mostram que há 32% de redução na sinistralidade do plano médico para os colaboradores que se engajaram nos programas de saúde propostos pelo aplicativo. Além disso, quase metade (48%) das pessoas engajadas nas missões de saúde do Avatar reverteram hábitos não saudáveis.

“Esperar o colaborador adoecer e elevar a sinistralidade nos planos médicos tem sido um retrocesso na gestão de saúde corporativa.  Já temos o domínio da informação e modelos preditivos que conseguem garantir melhorias e criar um ambiente corporativo mais favorável, com menos gastos e mais qualidade de vida. Sem dúvida alguma: O melhor plano de saúde é ser saudável”, finaliza.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.