Publicidade
Depois de garantir a saída da Zamp, operadora do Burger King no Brasil, o Mubadala chega ao board da companhia. No fim da noite desta quarta-feira (4), a Zamp anunciou ao mercado a entrada dos executivos do fundo árabe no Brasil Leonardo Yamamoto (diretor executivo e um dos homens fortes da gestora no país) e Renan Andrade.
O movimento ocorre após as renúncias do presidente e membro efetivo do Conselho de Administração, Marcos Grodetzky, e do membro efetivo do Conselho de Administração e do Comitê de Finanças, Ricardo Schenker Wajnberg.
As mudanças reforçam a intenção do Mubadala de avançar na empresa, depois de uma tentativa frustrada de aquisição em 2022. Agora com 39,57% do capital da Zamp e com a retirada da companhia do Novo Mercado, nível de maior governança da B3, o mercado especula o futuro da operadora do Burger King no país sob controle do fundo.
Continua depois da publicidade
Saída do novo mercado
Na tarde de quarta-feira, uma assembleia de acionistas aprovou a saída da companhia do segmento Novo Mercado da B3 sem realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA), conforme pedido do Mubadala feito em novembro.
A empresa também afirmou que o conselho de administração aprovou antecipação de período de carência de ações entregues em planos de concessão de papéis e que isso resultará em um impacto de R$ 46,2 milhões, incluindo encargos.
Na AGE realizada na quarta-feira, os acionistas da Zamp rejeitaram por maioria de votos inclusão de cláusulas que tornam mais custosa eventual aquisição da companhia, como a que previa realização de OPA caso qualquer investidor adquira fatia de pelo menos 33% das ações da empresa. A proposta que previa limitação de voto em votações para alteração de cláusulas de governança e direitos de acionistas também foi rejeitada.
Empreendedor de Alta Performance
CURSO ONLINE
Rian Tavares revela o segredo para gestão empresarial baseada em método de atletas de alto desempenho.