Conteúdo editorial apoiado por

Na sequência do Prime Day, Amazon Brasil deve emplacar sua maior Black Friday

Períodos de promoções tomaram prioridade no calendário comercial da gigante do varejo

Equipe InfoMoney

Publicidade

No calendário de datas comerciais da Amazon (AMZO34), o Prime Day, que começou nesta terça-feira (16), já ganhou a mesma prioridade que a Black Friday. Embora a empresa adote como lema que cada uma das datas comemorativas costuma ser maior que a anterior, o comportamento de consumo do brasileiro tem estimulado a companhia a investir na data que precede o período mais quente para o varejo.

“A Black Friday e o Prime Day, hoje, são eventos igualmente importantes por motivos diferentes. No entanto, a gente sabe que é o momento em que o brasileiro se prepara, se planeja para fazer compras”, conta a diretora de marketing e prime da Amazon Brasil, Camila Nunes.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

A estratégia da empresa para datas comemorativas concilia os eventos proprietários da Amazon, como o próprio Prime Day e a Mega Oferta Prime, feita em outubro do ano passado, com aqueles universais, como a própria Black Friday e o Dia do Consumidor – data que toma força no calendário do comércio brasileiro.

Na parte proprietária, os eventos normalmente se destinam aos assinantes do Prime. A empresa não abre dados sobre a quantidade de conversões de novas assinaturas que conquista nestes eventos, embora dados de 2023 indiquem um aumento de 100% no tráfego do site da Amazon durante os dias do Prime Day.

Sempre que questionada, a empresa reforça que o próximo evento – entre Black Friday e Prime Day – será maior que o anterior: isso é, o Prime Day de 2024 é maior que a Black Friday de 2023, mas deve ser menor que a próxima. Historicamente, a Black Friday é considerada o início das compras de Natal, período mais importante para o varejo no ano.

Continua depois da publicidade

“São eventos que têm uma continuidade, inclusive na forma como nos comunicamos. Acabando a Black Friday, na segunda-feira seguinte, logo começamos a nossa campanha de Natal”, diz Nunes. “Entendemos que é um período inteiro de compras, alguns clientes antecipam [as compras no Natal], mas há uma continuidade.”