Conteúdo editorial apoiado por

Antônio Augusto Amaral de Carvalho, fundador da Jovem Pan, morre aos 93 anos

Seu Tuta é considerado um dos pioneiros do rádio no país, e marcou época na Jovem Pan e na TV Record

Equipe InfoMoney

(Reprodução/Jovem Pan)
(Reprodução/Jovem Pan)

Publicidade

O Grupo Jovem Pan anunciou nesta segunda-feira (4) a morte de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como Seu Tuta, aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

“Antonio Augusto Amaral de Carvalho, seu Tuta, será lembrado como um líder visionário, um pioneiro da radiodifusão e um mentor que inspirou gerações de jornalistas e radialistas. Seu impacto e legado continuarão a moldar o futuro da comunicação no Brasil”, diz a nota do grupo.

Seu Tuta era filho de Paulo Machado de Carvalho e foi diretor-presidente do Grupo Jovem Pan entre 1973 e 2014. Ele começou sua carreira na Rádio Panamericana, que fazia parte do Grupo Record, em 1949. Ele assumiu a direção-geral da emissora, que deu origem à Jovem Pan, em 1952.

Continua depois da publicidade

Em 1953, fundou, ao lado do pai, a TV Record. Na emissora, Tuta idealizou, nos anos 1960, os famosos festivais de música que popularizaram movimentos como a Jovem Guarda e a Tropicália. Ele também foi um dos criadores da “Família Trapo”, um programa humorístico que fez história na televisão brasileira, transformando Jô Soares e Ronald Golias em estrelas nacionais.

Em 1976, inaugurou a Jovem Pan 2, uma das emissoras pioneiras na faixa FM no Brasil, que se transformaria em líder no segmento, comandada por seu filho, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.

A Jovem Pan também foi uma das pioneiras nas transmissões de futebol ao vivo fora de Rio de Janeiro e São Paulo, além da Fórmula 1.

Ricardo Bellino ensina

Como negociar e Persuadir

Aprenda a arte da persuasão com um negociador de elite; saiba como influenciar e convencer pessoas com as estratégias de Ricardo Bellino, um dos maiores dealmakers do Brasil.