Conteúdo editorial apoiado por

Anac autoriza startup brasileira a testar “carro voador” chinês no país

A GoHobby poderá fazer voos experimentais com o EHang EH216 no Brasil

Equipe InfoMoney

(NCDOTcommunications/Wikimedia Commons)
(NCDOTcommunications/Wikimedia Commons)

Publicidade

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a startup brasileira GoHobby a realizar voos experimentais com o eVTOL chinês EHang EH216 no Brasil, com fins de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas.

A GoHobby fechou em 2023 um contrato de importação com a fabricante chinesa EHang e aguardava a autorização da Anac para o início dos testes.

eVTOL é a sigla em inglês para aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica, um veículo que surgiu graças aos avanços na propulsão elétrica e à necessidade de novos meios de mobilidade urbana.

Continua depois da publicidade

Uma série de fabricantes ao redor do mundo está desenvolvendo seus próprios modelos de eVTOL, como a brasileira Embraer, que planeja lançar o Eve até 2026.

Segundo a autorização da Anac, o eVTOL da GoHobby terá restrições em seus testes, como a proibição do transporte de pessoas e a exigência de que os voos sejam realizados em áreas específicas.

Ainda de acordo com a agência reguladora, não há previsão de certificar a aeronave no país, já que não existe um padrão de segurança reconhecido internacionalmente para esse tipo de veículo. A ideia dos testes é avaliar o desempenho do eVTOL.