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Ana Hickmann, Flávia Alessandra e Giovanna Antonelli: estrelas também na estética

Famosas mostram a força do empreendedorismo feminino, com atuação ativa à frente dos seus negócios

Daniela Rocha

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Belas e talentosas nas telas e nos palcos, Ana Hickmann, Flávia Alessandra e Giovanna Antonelli também revelam a força do empreendedorismo feminino. As três estrelas são investidoras e atuam ativamente na gestão de seus negócios no setor de estética.

Ana Hickmann decidiu investir em 2020, unindo-se à empresária Rose Lourenço, fundadora da rede goiana Além do Olhar, especializada em design e micropigmentação de sobrancelhas. A marca, que começou com licenciamento, buscou o modelo de franchising para crescer.

Durante palestras sobre o tema, Rose foi contatada pelo Grupo Kalaes, holding de franquias de comandada por Sidney Kalaes, que também se tornou sócio. “Ele me apresentou Ana Hickmann, que também adorou o projeto, visitou a unidade em Goiânia e propôs sociedade”, relata Rose, CEO da marca.

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Ana Hickmann participa das reuniões do Conselho de Administração e dos processos de tomada de decisão da rede Além do Olhar (Foto: Divulgação)

Com o avanço das unidades, as sócias enfrentaram desafios com as novas demandas de mercado, chegando a congelar as vendas para reestruturar o negócio. Em 2023, iniciaram um rebranding, ampliando serviços e lançando uma linha própria de produtos de skincare, com o chegada do médico Bones Junior, conhecido nas redes como “Doutor Colágeno”, como sócio e diretor de protocolos e produtos.

O relançamento da marca “Além do Olhar by Ana Hickmann” ocorreu em julho, com uma grande festa em Goiânia. A apresentadora participa ativamente do Conselho de Administração e dos processos decisórios. “Como embaixadora da marca, eu atuo na parte de imagem e divulgação, mas também dou minha contribuição na concepção dos protocolos”, afirma Hickmann.

Os principais procedimentos incluem ultrassom, bioestimuladores de colágeno e toxina botulínica, focando na beleza natural e na qualidade da pele. Em 2023, a rede, com 15 unidades, realizou 300 mil procedimentos e faturou R$ 25 milhões. Neste ano, o faturamento teve um crescimento de 40% no primeiro semestre.

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A meta é expandir para 100 unidades até o final de 2024, com planos de abrir mais 200 lojas em 2025. O investimento para se tornar franqueado é em torno de R$ 350 mil. Rose Lourenço destaca que a empresa está preparando a governança para um fundo de investimento.

Ana Hickmann enfatiza a importância da coragem para as mulheres empreendedoras. “Pense que se você quer empreender, vai conseguir, e o que você não sabe, pode aprender para ter a chance de crescer e amadurecer”, afirma.

Acreditando no potencial do setor de estética e beleza a atriz Flávia Alessandra e seu marido apresentador Otaviano Costa se tornaram sócios da Royal Face há dois anos. (Foto: Divulgação)

Flávia Alessandra, junto com seu marido Otaviano Costa, se tornou sócia da rede de estética avançada Royal Face em 2022, passando a fazer parte do conselho de marketing e estratégia da empresa.  A rede, fundada em 2015 pela dentista Andrezza Fusaro, que começou o negócio como especialista em aplicações de botox e foi expandindo o leque de tratamentos.

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Flávia destaca que sua carreira de atriz a ensinou sobre disciplina e resiliência, habilidades essenciais no mundo dos negócios. “Além disso, aprendi sobre o espírito de equipe, o que também funciona no meio empresarial”, diz a atriz.

Há dois anos, a Royal Face faz parte do grupo SMZTO, especializado em investimentos em franquias, e recebeu aporte de seu fundo para os planos de crescimento. Atualmente, Royal Face tem cerca de 270 unidades, oferecendo mais de 40 tratamentos faciais e 30 corporais. O investimento para abrir uma franquia começa em R$ 260 mil.

“Para 2024, prevemos o crescimento no faturamento de 22% a 25%”, destaca André Alves, CEO da Royal Face, que diz que, até 2025, o plano é abrir mais 60 franquias, especialmente em cidades médias e pequenas nas regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste.

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Giovanna Antonelli fundou a GIOlaser em 2013, visando democratizar a depilação a laser. Nos últimos 12 meses, a marca teve expansão nas suas ofertas, adicionando 250 novos procedimentos realizados por esteticistas, biomédicos e dermatologistas. Essa mudança, que incluiu equipamentos e reposicionamento do negócio no mercado, contou com investimento de R$ 50 milhões do Grupo Salus. Assim, nasceu a nova marca GIO Estética Avançada. “Buscamos diversificar e reduzir a dependência de alguns serviços tradicionais, aproveitando a forte procura por tratamentos como lifting facial, criolipólise e carboxiterapia”, diz Carla Sarni, CEO do Grupo Salus.

Giovanna Antonelli é acionista da empresa e participa ativamente da estratégia do junto com a CEO, conduzindo a expansão da rede no Brasil afora. Atualmente, são 350 unidades abertas no total, sendo 325 franquias.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde, beleza e bem-estar no Brasil faturou R$ 55,64 bilhões em 2023, um crescimento de 17,5%. No primeiro trimestre de 2024, o faturamento foi de R$ 14,5 bilhões, com um aumento de 14,7%.

Claudia Vobeto, da ABF, destaca a tendência da beleza natural e a busca por tratamentos menos invasivos. Contudo, alerta sobre os riscos de investir em negócios muito nichados e a importância de centros de treinamento para franqueados.

“É preciso ter cuidado com modismos e com negócios muito nichados, focados no tratamento de uma questão específica, isto é, um monosserviço ou um monoproduto”, alerta Vobeto. “As equipes precisam ser qualificadas e certificadas para evitar problemas”.

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