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A Alphabet nomeou Anat Ashkenazi, executiva da Eli Lilly como sua nova diretora financeira, substituindo Ruth Porat, que anunciou no ano passado que planejava deixar o cargo.
Ashkenazi, 51 anos, atuou como CFO e vice-presidente executiva da farmacêutica, onde trabalhou por mais de 23 anos, disse a Alphabet em documento divulgado na manhã de quarta-feira (5). Ela passa a ocupar o cargo em 31 de julho.
Porat, 66 anos, que assumiu o cargo de CFO do Google em 2015, supervisionou a transição do gigante das buscas para a estrutura atual da Alphabet e assumiu uma nova função na empresa como presidente e diretora de investimentos. Como CFO que mais tempo ficou na empresa, ela inaugurou um período de maior disciplina fiscal na Alphabet, supervisionou o crescimento da unidade de computação em nuvem, que se tornou lucrativa no ano passado, e do YouTube, agora o serviço de streaming mais popular na televisão.
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No ano passado, Porat supervisionou os investimentos da Alphabet em sua divisão Other Bets, uma coleção eclética de empresas nascentes, como a unidade de ciências biológicas Verily e a startup de veículos autônomos Waymo, que a empresa está trabalhando para aumentar a lucratividade.
Ashkenazi, que atua como CFO da Eli Lilly desde 2021, supervisionou os diretores financeiros dos negócios comerciais, bem como os de pesquisa e desenvolvimento, fabricação e qualidade, e liderou a equipe de planejamento estratégico corporativo e a divisão de transformação de negócios. Durante o período de Ashkenazi como CFO, a Lilly lançou o Mounjaro e o Zepbound, medicamentos para diabetes e perda de peso que a tornaram a empresa farmacêutica mais valiosa do mundo.
Sua mudança para a Alphabet é “muito difícil de questionar, apesar do monstro do setor farmacêutico (e de consumo) que a Lilly se tornou”, disse Jared Holz, analista do Mizuho Group. O “trabalho de CFO da Alphabet é provavelmente um dos melhores da América corporativa”.
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As ações da Alphabet subiram 1,3% na manhã de quarta-feira em Nova York.
Ashkenazi assume o papel em um momento crucial para a Alphabet. A empresa, avaliada em mais de US$ 2 trilhões, reorientou as suas equipes e concentrou-se na inteligência artificial generativa, que pode responder a perguntas num tom coloquial com base nas instruções das pessoas. A empresa já atendeu bilhões de consultas com seus recursos generativos de IA. Mas o poder computacional e os custos associados à tecnologia são enormes. Ashkenazi precisará gerenciar os balanços da Alphabet à medida que a empresa continua a investir pesadamente em data centers e a competir com outros gigantes da tecnologia por funcionários talentosos.
Ela ficará baseada na área da baía de São Francisco, reportando-se ao CEO da Alphabet, Sundar Pichai.
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“Estamos muito satisfeitos por ter encontrado uma CFO tão forte, com um histórico de foco estratégico em investimentos de longo prazo para impulsionar a inovação e o crescimento”, disse Pichai em comunicado. “A era da IA está nos dando uma oportunidade incrível de inovar em escala nossos produtos principais e de criar produtos e experiências totalmente novos para nossos usuários e clientes. Estou ansioso para trabalhar com Anat enquanto investimos de forma responsável para apoiar nossa próxima onda de crescimento.”
Vantagem em cuidados de saúde
A experiência de Ashkenazi na área da saúde também pode contribuir para aumentar a reputação da Alphabet num setor com vasto potencial em IA generativa, disse Mandeep Singh, analista da Bloomberg Intelligence. Ela “poderia ajudar a expandir o mercado endereçável da Alphabet e ajudar a catalisar alguns de seus avanços”, disse Singh, “dada sua experiência e a disponibilidade de dados em saúde como uma aplicação generativa de IA”.
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A Alphabet vem tentando revolucionar os cuidados de saúde há anos, com sucesso variado. Recentemente, a empresa anunciou uma série de iniciativas para implantar seus modelos de IA no setor de saúde, incluindo uma ferramenta que ajudará os usuários do Fitbit a obter insights de seus dispositivos vestíveis. No ano passado, o Google lançou o Med-PaLM, um modelo de IA que respondeu habilmente a questões médicas. Os anúncios seguiram-se a uma ampla mudança na estratégia da empresa em 2021, na qual esta passou a incorporar investigação sobre cuidados de saúde e outras funcionalidades nos seus produtos principais, como pesquisa e YouTube, em vez de iniciar novos serviços comerciais.
Mas os esforços fizeram com que alguns dos seus objetivos ambiciosos nos cuidados de saúde, incorporados por unidades da Alphabet como a Verily e a empresa de extensão de vida Calico, definhassem um pouco. Ashkenazi pode desempenhar um papel vital na redefinição de prioridades de esforços que antes eram manchetes atraentes.
As ações da Alphabet subiram cerca de 40% em relação ao ano passado e a empresa registrou lucro trimestral que aumentou mais da metade no primeiro trimestre. Espera-se que o YouTube e o negócio de nuvem terminem 2024 com uma taxa anual combinada de mais de US$ 100 bilhões, disse a Alphabet. A empresa também anunciou seu primeiro dividendo em dinheiro em abril, um sinal bem-vindo aos investidores após meses de pesados gastos em IA.
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