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Ações da FedEx sobem após plano de desmembrar unidade de frete de R$ 184 bilhões

A divisão independente, FedEx Freight, ajudará a melhorar “foco operacional, responsabilidade e agilidade”, disse a empresa em um comunicado

Bloomberg

Um caminhão da FedEx no Porto de Dover, em Dover, Reino Unido (Bloomberg)
Um caminhão da FedEx no Porto de Dover, em Dover, Reino Unido (Bloomberg)

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As ações da FedEx (FDXB34) dispararam após a empresa anunciar que planeja desmembrar sua divisão de frete em uma empresa pública separada, uma medida que avançará a iniciativa do CEO Raj Subramaniam para simplificar a gigante de encomendas.

A FedEx vai separar a unidade que lida com cargas maiores nos próximos 18 meses, conforme declarado em um comunicado na quinta-feira (19). A divisão independente, FedEx Freight, ajudará a melhorar “foco operacional, responsabilidade e agilidade”, disse a empresa em um comunicado. A FedEx Freight gerou US$ 9,4 bilhões no ano passado, enquanto o restante da empresa arrecadou US$ 78,3 bilhões no exercício fiscal de 2024.

A criação de duas empresas separadas também vai desbloquear valor para os acionistas, afirmou a FedEx, atraindo “bases de acionistas distintas”.

Os investidores estão entusiasmados com a perspectiva de a FedEx criar um novo concorrente para as empresas de transporte Old Dominion Freight Line e XPO. As ações dessas empresas dispararam nos últimos anos, à medida que o crescimento do comércio eletrônico aumentou a demanda por serviços de transporte e logística. Um desinvestimento poderia adicionar US$ 79 em valor por ação, disse o analista Jairam Nathan, da Daiwa, em uma nota.

As ações da FedEx subiram até 13% nas negociações após o fechamento em Nova York. As ações haviam ganho cerca de 9% neste ano até o fechamento de quinta-feira, ficando atrás do avanço de aproximadamente 23% do índice S&P 500.

As duas empresas manterão acordos comerciais e continuarão a trabalhar juntas. Em junho, a FedEx informou que estava revisando o negócio de frete, alimentando as expectativas de que poderia ser desmembrado ou vendido. O Goldman Sachs está atuando como consultor financeiro da FedEx, enquanto o Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom está fornecendo assessoria jurídica.

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A Bloomberg Intelligence estima que a unidade de frete tenha um valor de mercado superior a US$ 30 bilhões (cerca R$ 184 bilhões).

Demanda fraca

A transação amplamente antecipada foi anunciada enquanto a empresa revisava sua previsão de lucro para o ano, citando a fraqueza contínua da demanda nos EUA em sua unidade Express.

Os lucros ajustados no exercício fiscal de 2025 serão de US$ 19 a US$ 20 por ação, abaixo da previsão anterior da FedEx de US$ 20 a US$ 21 por ação, informou a empresa em um comunicado separado que anunciou lucros do segundo trimestre que superaram as estimativas de Wall Street. O ponto médio da nova faixa está aproximadamente em linha com a média de US$ 19,48 das estimativas dos analistas compiladas pela Bloomberg.

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O lucro ajustado do segundo trimestre foi de US$ 4,05 por ação, em comparação com a média de US$ 3,98 das estimativas dos analistas compiladas pela Bloomberg. A empresa atribuiu o superávit de lucros do segundo trimestre a economias contínuas de sua iniciativa de eficiência, que, segundo afirmou, contrabalançou a receita de frete abaixo do esperado.

A perspectiva mais sombria mostra como a FedEx continua a lutar contra a demanda de pacotes em queda, que afetou toda a indústria, à medida que clientes com dificuldades financeiras gastam em serviços em vez de produtos e optam por opções de entrega mais lentas e baratas em vez de remessas expressas mais lucrativas.

A indústria de transporte ainda está tentando se recuperar de uma recessão prolongada no frete provocada por um excesso de capacidade que entrou no mercado durante a pandemia, quando a demanda elevada dos consumidores por entregas fez com que as tarifas disparassem.

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Subramaniam está tentando fortalecer a empresa para lidar melhor com a demanda enfraquecida, combinando a unidade Express da empresa, que envia pacotes por via aérea, com sua rede de entrega terrestre.

Ele também está tentando recuperar negócios perdidos decorrentes da expiração de seu contrato com o Serviço Postal dos EUA, que a empresa afirmou representar um obstáculo de US$ 500 milhões no segundo trimestre. A agência transferiu sua carga aérea para a rival UPS para compensar a perda de volume, e a FedEx reduziu suas horas de voo diurno em 60%.

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