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Aberje Trends 2024 debate influência na era da IA e batalha pela audiência

Executivos da Vivo, Novo Nordisk e Hotmart listaRAm estratégias de influências digitais usadas na era da IA

Equipe InfoMoney

Participantes da 8ª edição do Aberje Trends (25), em São Paulo, durante o painel "Mídia Tradicional x Marketing de Influência: os limites da Batalha pela audiência na era da Inteligência Artificial". (Crédito: Divulgação)
Participantes da 8ª edição do Aberje Trends (25), em São Paulo, durante o painel "Mídia Tradicional x Marketing de Influência: os limites da Batalha pela audiência na era da Inteligência Artificial". (Crédito: Divulgação)

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A 8ª edição do Aberje Trends, realizada nesta terça-feira (25), em São Paulo, teve como um dos pontos altos o debate sobre os limites da batalha pela audiência na era da inteligência artificial, que trouxe à tona discussões sobre como a ferramenta tem remodelando a influência e a comunicação. O evento teve o InfoMoney como media partner.

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Os participantes — Ricardo Castellani, gerente sênior de Comunicação na Novo Nordisk Brasil; Leandro Conti, VP de Global Corporate Affairs na Hotmart; e Leandro Freitas, diretor de comunicação Corporativa na Vivo — destacaram que a era da IA exige uma adaptação nas estratégias de comunicação, em que o entendimento das novas plataformas é crucial para engajar o público de maneira eficaz.

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A mesa redonda, mediada por Karina Monaco, gerente sênior de comunicação corporativa da BASF América do Sul, também explorou a migração da audiência para novos canais à medida que as gerações mudam e novas mídias surgem. Com a crescente diversidade de plataformas e ferramentas de busca, a atenção se torna mais dispersa, criando novos desafios e oportunidades para os profissionais de comunicação.

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Leandro Freitas, da Vivo, apresentou o programa Creators, que transforma funcionários em influenciadores internos da marca. “Construir uma rede de aliados internos é essencial. Recebemos apoio de diversas áreas na empresa, incluindo Marketing, Recursos Humanos e Jurídico,” explicou. O programa exemplifica como as empresas podem aproveitar seus próprios talentos para fortalecer a comunicação.

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Já o executivo da Novo Nordisk, Ricardo Castellani, ressaltou a importância de uma estratégia de influência bem planejada. “É fundamental entender o problema que queremos resolver e escolher a melhor estratégia de influência para isso”, disse durante o painel, destacando como a empresa busca influenciadores cujos valores e histórias estejam alinhados com os da empresa.

Para a empresa mineira Hotmart, hoje o que conta é a negatividade da influência em campanhas de marketing. “Aprendi que, se você não atinge ninguém e não desagrada ninguém, sua relevância é quase nula,” comentou Conti, observando que a “negatividade, em muitos casos, pode aumentar a audiência e a distribuição de conteúdos, uma estratégia amplamente utilizada pelos criadores de conteúdo”.

O Aberje Trends é patrocinado por grandes empresas como BASF, Bayer, Engie, Gerdau, Itaú, Latam, Arcos Dourados (McDonald’s), Novo Nordisk e Stellantis, e apoiado por CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs LAT.AM, P3K e Tetra Pak.

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