Conteúdo editorial apoiado por

A derrota nos tribunais que pode ser um duro golpe na NFL

Liga de Futebol Americano pode ter que pagar milhões por ação antitruste

Bloomberg

Jogadores do Philadelphia Eagles em campo. Foto: (Bill Streicher/USA TODAY Sports/REUTERS)
Jogadores do Philadelphia Eagles em campo. Foto: (Bill Streicher/USA TODAY Sports/REUTERS)

Publicidade

(Bloomberg) — A NFL – liga de futebol americano dos Estados Unidos – raramente perde no campo, mas uma derrota esmagadora em uma ação antitruste pode mudar a forma como a liga esportiva mais rica do mundo gera e distribui bilhões de dólares em receita a cada ano.

Na quinta-feira (27), um júri de Los Angeles decidiu a favor dos fãs que alegaram que a liga conspirou com a DirecTV para aumentar o preço das assinaturas para assistir a jogos fora do mercado local dos times. Os danos de $4,7 bilhões podem ser triplicados de acordo com a legislação federal.

Isso não significa que o jogo acabou.

Continua depois da publicidade

O juiz pode reduzir o veredito ou até anulá-lo completamente e decidir a favor da NFL. Ele não parecia favorável aos argumentos dos fãs durante o julgamento e já havia rejeitado o caso em 2019 antes de ele se tornar uma ação coletiva. Moções pós-julgamento estão marcadas para 31 de julho.

“É um problema realmente sério, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, disse Patrick Crakes, consultor de mídia e ex-executivo da Fox Sports, que ajudou a negociar os acordos da rede com a NFL. “Quanto ao panorama geral e à posição da NFL no cenário da mídia e seu valor, isso não vai pará-los. Eles vão continuar em frente.”

Se o veredito for mantido, a NFL disse que irá recorrer à Suprema Corte, prolongando um caso que remonta a 2015. O bar Mucky Duck em San Francisco entrou com o processo original, argumentando que o NFL Sunday Ticket forçava os espectadores a pagar por jogos fora do mercado, mesmo quando seu time não estava jogando — e cobrava preços altos por isso. Em outras palavras, como fã, você deve comprar os direitos de todos os jogos em um domingo, não apenas quando seu time joga.

Continua depois da publicidade

O júri levou menos de um dia de deliberações para decidir que isso era injusto. O veredito é um choque na forma como os esportes são oferecidos aos consumidores e um golpe significativo para a NFL, acostumada a fazer qualquer negócio vingar. Mesmo que recorra, a liga precisa planejar os custos potenciais da derrota.

É difícil saber quanto dinheiro a NFL tem. Como empresa privada, não compartilha suas finanças. Em 2010, o comissário da NFL, Roger Goodell, estabeleceu uma meta de receita de $25 bilhões até 2027.

Atualmente, uma maneira de estimar a receita da NFL é considerar cerca de $12 bilhões, de acordo com o relatório anual dos Green Bay Packers, o único time da NFL que divulga suas finanças. Cada um dos 32 times recebe a mesma quantia da NFL, e os Packers receberam $374,4 milhões em 2022, os últimos números disponíveis.

Continua depois da publicidade

A FIFA, o órgão mundial do futebol, é a única outra organização esportiva que compete com a NFL em termos de dinheiro, pelo menos durante um ano de Copa do Mundo. Ela arrecadou mais de $6 bilhões com a Copa do Mundo no Catar em 2022. Tem cerca de $4 bilhões em reservas de caixa.

Se a FIFA tem tanto dinheiro, pode-se supor que a NFL pelo menos tem a capacidade de economizar e pagar o veredito, mas isso levará algum tempo. Assim como o recurso.

Mudança de Poder

A próxima questão — assumindo que o veredicto não seja revertido — pode ser uma mudança de poder entre a NFL e seus times.

Continua depois da publicidade

A NFL manteve seus membros felizes assinando acordos de TV massivos que enriquecem a todos. A NFL receberá $110 bilhões do acordo de TV de 11 anos assinado em 2021.

A liga sempre foi especial. Em 1961, o Congresso aprovou a Lei de Transmissão Esportiva, depois que um tribunal distrital dos EUA decidiu que a NFL estava violando as regras antitruste ao agrupar direitos em um acordo com a CBS.

A lei permitiu que a NFL agrupasse os direitos de todos os times para tornar a liga economicamente viável. Mas a lei focava em acordos de transmissão, enquanto o processo do Mucky Duck focava em saber se a NFL violou leis antitruste com o pacote Sunday Ticket oferecido pela DirecTV, um provedor de satélite.

Se o veredito for mantido, os times poderão ter a oportunidade de vender seus direitos locais e jogos fora do mercado para uma TV a cabo ou até mesmo um serviço de streaming. A tentação pode ser fortalecida se a NFL tentar repassar o custo da multa para cada time — um impacto potencial que pode variar de $150 milhões a $450 milhões.

YouTube

A partir de 2023, o YouTube substituiu a DirecTV como o lar do Sunday Ticket. Ele paga $2 bilhões por ano para a NFL e cobra $349 dos clientes. Embora o caso não envolva o YouTube, é difícil dizer se a plataforma de streaming se dá melhor distribuindo mais dinheiro a um time com uma base de fãs maior e mais espectadores. Também é difícil saber se o proprietário do time acha que pode fazer um acordo melhor por conta própria.

O dono do Dallas Cowboys, Jerry Jones, admitiu isso durante o julgamento. “Estou convencido de que ganharia muito mais dinheiro do que os Bengals”, disse ele no tribunal. Isso gerou algumas risadas.

Jones é, indiscutivelmente, o arquiteto do financiamento da NFL pelas receitas de TV. Em 1992, a CBS e a NBC realmente perderam dinheiro com as transmissões da NFL. O comitê de transmissão da NFL queria dar milhões em reembolsos às redes. Jones disse não, trouxe uma nova rede chamada Fox e iniciou uma guerra de lances.

Quando Jones lutou contra o reembolso, ele era um novo proprietário após comprar os Cowboys em 1989 por $140 milhões. Agora vale bilhões. Existem novos proprietários procurando deixar sua marca.

© 2024 Bloomberg L.P.