Publicidade
Considerado a “Bíblia da gastronomia”, o guia Michelin retorna após três anos de pausa – e com novidades. Começou já premiando 10 restaurantes do eixo Rio-São Paulo com suas cobiçadas “estrelas”. Três deles passaram a ter duas estrelas pela primeira vez, e outros sete conquistaram sua segunda. Ao todo, agora são 21 estabelecimentos brasileiros “estrelados” pelo guia.
Pelos critérios do Michelin, merece uma estrela o restaurante com produtos de primeira qualidade, cozinha de alto nível e execução refinada. Para receber duas, além destes requisitos, o estabelecimento precisa oferecer pratos que surpreendem e sejam originais. Já a distinção máxima, que concede as cobiçadas três estrelas – e que nenhum restaurante brasileiro possui até hoje – exige uma cozinha excepcional, com perfeição na execução dos pratos.
A edição de 2024, revelada durante cerimônia no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, recomenda 140 restaurantes no Brasil – 60 deles recém-incorporados à seleção. Outra categoria, a Bib Gourmand, reúne 37 restaurantes, três deles com “estrelas verdes”, para reconhecer a sustentabilidade na gastronomia destes estabelecimentos: A Casa do Porco, Corrutela e Tuju.
Outros 82 restaurantes, mesmo sem estrelas, são recomendados pelo Michelin por sua qualidade na cozinha. Entre os que mantiveram suas duas estrelas estão D.O.M. (São Paulo), Oro (Rio de Janeiro) e Oteque (Rio de Janeiro).
Conheça os novos restaurantes reconhecidos pelo Guia Michelin com uma estrela em 2024:
Continua depois da publicidade
Evvai (São Paulo)
Chef: Luiz Filipe Souza
Cozinha: Único menu degustação com pratos coloridos e saborosos; fusão de influências brasileiras e italianas
Lasai (Rio de Janeiro)
Chef: Rafa Costa e Silva
Continua depois da publicidade
Cozinha: Menu degustação surpresa e de cunho moderno, entre aperitivos e pratos vegetarianos preparados com ingredientes orgânicos e sazonais das hortas no Itanhangá e no Vale das Videiras.
Tuju (São Paulo)
Chef: Ivan Ralston
Cozinha: Menu combina produtos e sabores brasileiros sazonais, especialmente de São Paulo, com técnicas europeias contemporâneas. menu degustação acompanha as condições climáticas de cada estação.
Continua depois da publicidade
Conheça os 7 novos restaurantes reconhecidos pelo Guia Michelin com duas estrelas em 2024:
Fame Osteria (São Paulo)
Chef: Marco Renzetti
Cozinha: Menu degustação se baseia na culinária italiana clássica, com massas caseiras, como capeletti e canelone e risotos. Em alguns pratos, a carne grelhada tem papel decisivo, segundo o guia.
Continua depois da publicidade
Kazuo (São Paulo)
Chef: Kazuo Harada
Cozinha: Jornada culinária da Ásia leva clientes ao Japão, China, Malásia, Tailândia, Coreia e Índia. Cardápio com grande variedade de sushis, sashimis, niguiris, makis ou temakis, e um menu omakase no balcão gastronômico.
Kuro, São Paulo
Chef: Henry Miyamo
Cozinha: Restaurante japonês oferece um menu omakase exclusivo, servido no balcão ao redor da cozinha. Segundo o guia, os protagonistas são os sushis grelhados e o fogo em um carvão japonês extremamente puro, conhecido como binchotan, que dá sabor aos pratos.
Murakami, São Paulo
Chef: Tsuyoshi Murakami
Cozinha: Dois menus: “Experiência Sushi” e “Experiência Murakami”, commistura de entradas, sushi, sashimi, tempura e um prato principal de wagyu. Na sobremesa, os mochis são preparados pelo filho do chef.
Oizumi Sushi, São Paulo
Chef: Danilo Maciel
Cozinha: Único menu omakase de 16 pratos, preparado com peixes frescos do dia e outras iguarias que o chef matura no local para garantir o máximo de sabor, ressalta o guia Michelin.
San Omakase Room, Rio de Janeiro
Chef: André Nobuyuki Kawai
Cozinha: Menu omakase permite descobrir as singularidades da cultura japonesa no atendimento. “Os diferentes molhos com que acompanham seus niguiris são surpreendentes”, destaca o guia.
Tangará Jean-Georges, São Paulo
Chef: Jean-Georges Vongerichten
Cozinha: Culinária internacional com pratos contemporâneos. O cardápio à la carte, com seções dedicadas ao caviar, com pratos crus e opções vegetarianas e veganas, é complementado por dois menus degustação.