SP e RJ: veja como fica o clima na próxima semana

Com previsão de calor, Defesa Civil recomenda que se evite a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia

Equipe InfoMoney

Altas temperaturas. (Foto: Freepik)
Altas temperaturas. (Foto: Freepik)

Publicidade

Uma onda de calor chega nesta semana em duas grandes capitais brasileiras: tanto São Paulo quanto o Rio de Janeiro vão enfrentar temperaturas entre 35ºC e 40ºC. Ao longo dos próximos dias, o clima deve aos poucos ficar mais ameno, com chuvas praticamente fora do radar dos meteorologistas.

Para saber qual será a temperatura nas duas cidades, o InfoMoney consultou dados do Climatempo para a próxima semana. A previsão é de calor, por isso a Defesa Civil recomenda que se evite a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia (das 10h às 16h), a utilização de protetor solar, bonés ou chapéus, além de roupas leves e confortáveis.

Confira a previsão em detalhes a seguir:

Continua depois da publicidade

Clima em São Paulo nesta semana

O que esperar das chuvas em SP?

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para altas temperaturas a partir deste domingo (16) em todo o território do Estado. A previsão indica que a atuação de uma massa de ar quente aumentará a sensação de calor e abafamento em diversas regiões até pelo menos quarta-feira (19), com os termômetros chegando a 38ºC.

O comunicado não cita alertas sobre chuvas, mas o Climatempo prevê baixos volumes de precipitação, sendo no domingo (23), com um total 11,9 milímetros, o dia com maior chuva prevista (cuja quantidade é considerada entre fraca e moderada).

Clima no Rio de Janeiro nesta semana

Vai chover no RJ?

O Rio de Janeiro deve enfrentar temperaturas de até 41°C nos próximos dias. Será a primeira vez que o Rio atinge o patamar NC 4, índice que vai de 1 a 5, avaliando a temperatura registrada nos termômetros, a incidência de raios ultravioletas e a sequência de dias com altas temperaturas.

Continua depois da publicidade

Não há previsão de chuvas nos próximos dias e, se o NC 4 for confirmado, os pontos de resfriamento, com postos de saúde e as Naves do Conhecimento (núcleos de educação), com ar-condicionado serão abertos à população. A rede municipal deve transferir os exercícios ao ar livre para locais cobertos.

(Com informações do Estadão Conteúdo)