Publicidade
Caro leitor, digníssima leitora; findado o primeiro trimestre nas vendas de carros, o setor cravou 10% de crescimento! Foram mais de 580 mil carros vendidos contra 527 mil sobre o primeiro trimestre do ano passado.
Quais carros estão sendo comercializados?
A grande vedete do ano é o mercado de SUVs. Hoje, o mercado de SUVs corresponde a 1/5 de todos os carros vendidos. Se atentarmos, nos últimos meses os principais carros lançados foram neste segmento, como por exemplo o T-Cross da Volkswagen, que chegou semana passada às revendas.
Continua depois da publicidade
A tabela abaixo detalha melhor o vai e vem do mercado neste primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado:
SUBSEGMENTO | 2018 | PART. % | 2019 | PART.% | DIFERENÇA | V% |
HATCH PEQUENO | 211.867 | 40,18% | 230.494 | 39,73% | 18.267 | 8,79% |
SUV | 110.357 | 20,93% | 123.635 | 21,31% | 13.278 | 12,03% |
SEDAN PEQUENO | 73.178 | 13,88% | 92.223 | 15,90% | 19.045 | 26,03% |
PICAPE GRANDE | 40.259 | 7,63% | 43.257 | 7,46% | 2.998 | 7,45% |
SEDAN MÉDIO | 33.971 | 6,44% | 30.622 | 5,28% | -3.349 | -9,86% |
PICAPE PEQUENA | 27.566 | 5,23% | 28.268 | 4,87% | 702 | 2,55% |
MONOVOLUME | 14.058 | 2,67% | 12.759 | 2,20% | -1.299 | -9,24% |
OUTROS | 16.075 | 3,05% | 18.897 | 3,26% | 2.822 | 17,56% |
TOTAL | 527.331 | 100% | 580.155 | 100% | 52.824 | 10,02% |
O que vamos nos aprofundar hoje, é saber o que está impulsionando o aumento nas vendas de veículos, onde apontaremos dois fatores primordiais:
1 – Crédito
Continua depois da publicidade
E, como diria o amigo do Bob Esponja (o Lula, molusco): “… nunca antes na história desse país…” se financiou tanto carro!
Segundo o Banco Central, no primeiro bimestre (é a última posição divulgada), o total de financiamento de veículos (concessões de crédito) bateu a casa de R$ 22,78 bilhões. Esse é o melhor resultado da série histórica do BC; volume este que é 25% maior sobre o primeiro bimestre de 2018, quando tivemos R$ 18,16 bilhões em concessões de crédito.
A tabela abaixo detalha melhor o quanto foi liberando em concessões no primeiro bimestre de cada ano:
Continua depois da publicidade
ANO | Em Bilhões de R$ |
2012 | 17,34 |
2013 | 15,85 |
2014 | 17,89 |
2015 | 15,55 |
2016 | 12,29 |
2017 | 13,92 |
2018 | 18,16 |
2019 | 22,78 |
2 – A “República de Belzonte”
Se na lava-jato existe a “República de Curitiba”, tentando ditar os novos conceitos éticos/morais no meio empresarial/político; no setor automotivo existe a “República de Belo Horizonte”, para ditar os novos conceitos éticos/morais na comercialização de veículos.
Uma analogia para você, caro leitor, entender melhor a República de “Belzonte”, é mais ou menos assim:
Continua depois da publicidade
REPÚBLICA DE CURITIBA = JEDI
REPÚBLICA DE BELO HORIZONTE = SITH
Simples assim; fácil assim!
Voltando para o pessoal do “lado negro”; o que Belo Horizonte impactou nas vendas de carros? Bom… Belo Horizonte é só “uma” cidade no meio das 5.570 cidades que compõem o Brasil. Belo Horizonte possui uma população próxima a 2,5 milhão de habitantes (1% da população total do Brasil), mas a capital mineira comercializou 16% DE TODOS CARROS VENDIDOS NO BRASIL!!!
Continua depois da publicidade
Vamos clarear um pouquinho:
Neste primeiro trimestre; em Belo Horizonte, vende-se 1 carro para cada 25 habitantes – uma média fantástica. Se formos trabalhar com a PEA de BH, essa razão ficaria de 1 carro vendido para cada 18 habitantes.
E quanto é a média nacional? Vende-se 1 carro para cada 430 habitantes.
O que parece é que o pessoal do setor automotivo (fábricas) descobriu uma nova “Serra Pelada” na região!
Vamos lá: se o setor automotivo vendeu mais de 580 mil carros neste ano, com crescimento de 10% sobre os 527 mil do primeiro trimestre do ano passado, Belo Horizonte teve um resultado “ligeiramente” melhor: neste trimestre, venderam 93,3 mil carros (16,1% do total) sobre os 57,6 mil carros (10,9% do total) do primeiro trimestre do ano passado; crescimento de 62%.
Se formos dimensionar o mercado sem Belo Horizonte, o resultado deste trimestre seria: 487 mil carros vendidos contra 470 mil do primeiro trimestre do ano passado. Crescimento de 3,65%, ou acréscimo de quase 17 mil carros!
O que queremos apontar é que o mercado de veículos que registra crescimento de 10% nas vendas é alicerçado pelas compras das locadoras de veículos sediadas em Belo Horizonte (o lado negro). Se consideramos as vendas realizadas para os consumidores normais, “PAGADORES DE TODOS OS IMPOSTOS” como eu e você (Jedi), o crescimento não chega nem a 4%.
Você deve estar pensando: “Que cara chato! Fica colocando água no chopp dos outros”… mas, na verdade, estamos apenas jogando gasolina na fogueira!
O mercado de carros novos fica muito “prostituído” quando existe uma força que representa quase 20% das vendas. Além disso, como existe uma “jogada tributária” para as locadoras, a concorrência fica muito desleal para os consumidores normais (tipo a gente).
Hoje já existem montadoras que vendem 50% (ou mais) da sua produção para o pessoal de Belo Horizonte. Qual o final dessa história? Em geral não vai ser bom!
Isso já ocorreu nos EUA. Quando o mercado estava ruim e era segurado pelas vendas às locadoras, a indústria se manteve. Quando as locadoras decidiram “ajustar” as suas compras, a indústria entrou em depressão! Marcas que vendem mais de 50% da sua produção para esse nicho, apostam numa jogada extremamente temerária!
Realize o sonho de ter um carro: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!
E aí, o que achou? Dúvidas? Me mande um e-mail aqui!
Ou me segue no Facebook, aqui.
=)