Danone amplia recall de fórmulas infantis na Europa por risco de contaminação

Empresa recolhe lotes de marcas como Aptamil e Gallia após detecção de toxina em ingredientes chineses; França investiga possível relação com mortes de bebês

Reuters

Sarah Meyssonnier /Reuters
Sarah Meyssonnier /Reuters

Publicidade

5 Fev (Reuters) – A Danone está ‍retirando lotes de fórmulas ⁠infantis na Áustria, Alemanha e França, ‍informaram a empresa e uma agência governamental austríaca responsável pela alimentação, ampliando um ‌recall do setor provocado pela contaminação com a toxina cereulida.

A cereulida, que pode causar náuseas e vômitos, foi detectada em ingredientes de um fornecedor chinês ‌para vários fabricantes de fórmulas ‌infantis, incluindo a Nestlé , a Danone e a Lactalis.

As descobertas provocaram recalls em dezenas de países e suscitaram preocupações entre os pais.

Aproveite a alta da Bolsa!

Na França, a ‌Danone disse em um comunicado que estava retirando certos lotes de ​suas marcas Gallia e Bledina como medida de precaução, após limites mais rígidos para a cereulida introduzidos pela agência de segurança alimentar da União Europeia.

A empresa também está recolhendo lotes de produção das fórmulas infantis Aptamil e Milumil na Áustria e na Alemanha, ​informou ⁠a Agência Austríaca ⁠de Saúde e Segurança Alimentar na quinta-feira.

Um site ‌do governo francês que lista os recalls de produtos mostrou que o recall da Danone envolveu dezenas ‍de lotes.

Continua depois da publicidade

Investigadores franceses também estão analisando se há uma ligação ​entre as mortes ‌de dois bebês e a fórmula infantil recolhida ‍da marca Guigoz, do grupo suíço Nestlé ( ). Os resultados são esperados nos próximos dias.

(Reportagem de Fabiola Arámburo na Cidade do México e Gus Trompiz em Paris)