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Todos os meus clientes, sem exceção, eu falo pelo menos uma vez por mês, diz assessor

Daniel Pais Zyskowski, da InvestSmart, afirma que a partir do momento que cresce sua carteira de clientes, é preciso criar processo

Augusto Diniz

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Para Daniel Pais Zyskowski, assessor de investimento da InvestSmart, credenciada à XP, a chave de relacionamento de sucesso com o cliente não vem só com o tempo. “Ela vem com a sintonia com as pessoas. Tem que ter empatia com seu cliente, criar isso com ele. Tem clientes que tenho relações mais próximas e clientes mais antigos. Cada um com seu perfil, seu espaço, sua régua de relacionamento”, explica.

“A questão é que no começo, quando ainda está crescendo sua carteira como assessor, não tem problema de organização porque não há tantos clientes assim”, ressalta.

Papo de Assessor, programa quinzenal apresentado por Ednar Sacramento, head da XP Educação.

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Padronização

“Mas a partir do momento em que cresce sua carteira, tem que se criar processo, tem que criar padronização. Todos os meus clientes, sem exceção, eu falo pelo menos uma vez por mês. A maior parte deles eu falo mais de uma vez por mês”, afirma.

Daniel Zyskowski participou do Papo de Assessor, programa quinzenal apresentado por Ednar Sacramento, head da XP Educação. Ele figurou no ano passado no Top 50 melhores assessores da XP e em 2024, no Top 20.

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“Mas de uma vez por mês tem que estar em contato com seu cliente, mesmo que seja para não fazer nada. As pessoas não têm medo de perder dinheiro no mercado. Elas têm medo de não saber o que está acontecendo”, complementa.

No contato com o cliente, Daniel diz que no começo costuma traçar um plano de relacionamento, com uma planilha de contexto de vida e planejamento, para saber como ele está hoje e onde quer chegar.

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Traçar estratégia

“Deve-se traçar uma estratégia para chegar lá da melhor maneira possível, e fazer esse acompanhamento, se tem que ajustar a rota ou não. Por isso é muito importante estar em contato (com o cliente). A vida das pessoas muda do dia para noite”, destaca.

“Não pode ser cabeça fechada. Tem que estar aberto, escutar. Escutar porque ele vai dar as necessidades. E essa conversa vai criando afinidade que faz com que seu trabalho fique mais tranquilo”, complementa.

O assessor diz que quando se cria um vínculo com o cliente, ele valoriza seu trabalho e acaba tendo mais confiança também no dia a dia.

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