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As demandas irão aumentar e exigirão mais especialização. É o que apontam Henrique Silva, sócio da Invés Assessoria, e Luciano Feres, sócio e CIO da Somus Capital, que participaram do do Papo de Assessor, programa quinzenal apresentado por Ednar Sacramento, head da XP Educação. Eles integram o P15, um reconhecimento dado pela XP Investimentos aos 15 melhores escritórios de atendimento a clientes private do Brasil.
“A gente acha que a assessoria está se tornando um hub de soluções financeiras. O cliente vai usar os assessores para todas as demandas”, diz Feres.
Maior especialização
“Desde seguro para uma obra a operação (no mercado financeiro) lá fora. A gente tem de se especializar em mais frentes. Não temos de ser trader, mas um técnico”, diz.
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“A principal tendência hoje está ligada à melhoria do serviço”, concorda Silva. Ele cita que há hoje um grande número de produtos novos, com acesso amplo seja para o investidor pequeno seja para o grande. Por um lado, acrescenta, o movimento é positivo por conta da democratização do mercado, mas por outro exige maior profundidade da escolha dos ativos.
“Dentro da infinidade hoje de produtos disponíveis, qual é melhor para cada um de seus clientes”, questiona. “Se não tiver um processo muito claro e definido para essa seleção baseada em objetivos, estamos com problemas”, avalia.
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Oferta holística
“A gente vê avançar muito daqui em diante em uma oferta holística, olhando para toda vida financeira do cliente, de maneira integrada”, ressalta Silva.
Mas acrescenta que tudo isso tem de ser pensado junto com o cliente. “Essa oferta de produtos separada tal qual acontece até hoje, ela vai deixar de existir”, afirma.
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“E o diferencial do assessor é ele ter amplo conhecimento de organização dos dados que coletou do cliente para, que de fato, possa fazer uma oferta exclusiva e única de atendimento”, explica. “Agora a gente tem de democratizar o serviço de qualidade”, pontua o sócio da Invés Assessoria.
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