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“Não acredito em assessor de investimento que não usa CRM”, diz Ballista, da XP

Sócio e head da XP apresentou na Expert XP 2024 ferramenta que potencializa times comerciais de investimentos; case de sucesso também foi mostrado

Augusto Diniz

Bruno Ballista, sócio e head de assessoria e relacionamento com cliente da XP Inc. (Foto: Leonardo Rodrigues)
Bruno Ballista, sócio e head de assessoria e relacionamento com cliente da XP Inc. (Foto: Leonardo Rodrigues)

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A XP apresentou, na última edição da Expert, maior evento sobre investimentos do mundo, a Ultra Advisors, ferramenta de potencialização de times comerciais e liderança de investimentos.

Reni Marques, da Academy B2B da XP, relata que a ferramenta foca em treinamentos e esforços de ação. “Em média, quem estava no programa Ultra, aumentou a captação (de clientes) em 53%”, relata sobre o início da implantação da nova ferramenta.

Entre as diretrizes de sucesso está a simplicidade, acrescenta. No caso do assessor, os mandamentos da Ultra Advisors incluem usar CRM (customer relationship management; em português, gestão de relacionamento com o cliente) e realizar treinamentos.

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Já para os líderes, os mandamentos da Ultra incluem checar CRM, gerar leads e indicações, além de monitoramentos semanais da equipe.

CRM é imprescindível

“Nós, do comercial, achamos que o CRM é controle – não é. Não acredito em assessor que não usa CRM. É humanamente impossível fazer gestão de relacionamento sem CRM”, afirma Bruno Ballista, sócio e head de assessoria e relacionamento com o cliente XP.

Ele crê que o primeiro desafio do assessor de investimentos é se deparar com assimetria entre a expectativa e o que ele encontra no mercado. “É doloroso”, destaca. “A carteira não cresce, a comissão não vem. A aposta da transição de carreira começa a ser questionada”, afirma.

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“A intenção é garantir que tenha jornada eficiente e geração de valor”, diz sobre a Ultra Advisors. “O assessor tem que sair com a consciência que existe um método muito claro de relacionamento com o cliente”, diz.

Case de sucesso

Daniel Salum, da Alta Vista Investimentos, é mineiro de Ipatinga. Disse que sonhava investir na bolsa quando ganhasse o primeiro salário.

Na Unicamp, onde estudou administração de empresas, teve acesso ao mercado financeiro. “Me apaixonei”, diz. Fez estágio no banco Itaú, mas logo contraiu dívidas.

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Ele então buscou um amigo assessor, que o explicou a importância do planejamento financeiro. Acabou indo trabalhar no ramo, passando por algumas casas. Há um ano está firme como agente autônomo de investimentos da XP.

“Tinha uma visão muito míope sobre assessoria”, diz. Comecei a colocar algumas recompensas. Não tinha muito prática no trabalho”, conta.

Ferramenta impôs metodologia

“Quando a gente entrou na Ultra Advisors, foi um mês para engrenar”, diz. Segundo ele, a ferramenta impôs metodologia, opção de prospecção e leads ao seu processo de trabalho.

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“A minha vida na XP conta antes e depois da Ultra”, afirma. “Mas tem que ir para esse projeto (Ultra) despido de convicções”, diz.  “A Ultra me ajudou a organizar o processo e a minha agenda agora está dentro de minha rotina”, destaca.

Para ele, o CRM ajuda a organizar de uma forma que “retira a ansiedade”. “Comecei a fechar negócios porque tinha mapeado com CRM”, destaca.

Esse ano, sua empresa deve alcançar R$ 1,5 milhão em faturamento. “Se não colocar intensidade em tudo que fizer, não tem jeito”, afirma.

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