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IA fará com que se foque cada vez mais no relacionamento com o cliente, diz assessor

Henrique Silva, da Invés Assessoria, e Luciano Feres, da Somus Capital abordam sobre o papel da inteligência artificial na assessoria de investimentos

Augusto Diniz

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A necessidade de se capacitar para a inteligência artificial (IA) é unânime no mercado. “[Essa nova tendência] vai permitir que a gente desenvolva cada vez menos trabalhos operacionais”, diz Henrique Silva, sócio da Invés Assessoria.

Ele e Luciano Feres, sócio e CIO da Somus Capital participaram do Papo de Assessor, programa quinzenal apresentado por Ednar Sacramento, head da XP Educação. Os dois escritórios de assessoria integram o P15, um reconhecimento dado pela XP Investimentos aos 15 melhores escritórios de atendimento a clientes private do Brasil.

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Relacionamento não muda

A inteligência artificial aplicada na atividade de assessoria de investimentos, para Silva, permitirá ao assessor focar cada vez mais no relacionamento com o cliente. “Isso vai permitir fornecer informação de mais qualidade ao cliente e com muita customização”, destaca.

“O que não vai mudar é mais importante do que o que vai mudar com IA. E o que não vai mudar é que sempre será necessário estar próximo de seu cliente. A inteligência artificial não vai substituir isso. Ela vai ajudar a fazer isso”, afirma.

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Silva explica que a inteligência artificial possibilitará ao assessor um estudo melhor das habilidades para que se relacione cada vez melhor com seu cliente.

“O resto a gente vai ter mais facilidade para fazer. Então vamos focar naquilo que a gente precisa focar que é aprender a se relacionar com o nosso cliente e, ao longo do tempo, a gente vai tendo cada vez mais ferramentas para isso”, ressalta.

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IA no escritório

Luciano Feres diz que no escritório em que atua ele é responsável pela modernização com uso da inteligência artificial.

Ele conta que as reuniões agora são gravadas e atas são feitas por inteligência artificial. Isso também ocorre nas diferentes reuniões de equipes internamente. Na rede social Instagram, a IA está sendo adaptada para fazer o fluxo de processos. As viagens também têm sido otimizadas com a ferramenta.

“Isso é o que a gente faz hoje, mas o que deve avançar é impressionante. A gente está mudando paradigmas”, acrescenta.

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