Conteúdo editorial apoiado por

Antes complexas, plataformas de operação no mercado financeiro se simplificam

Especialistas veem potencial de expansão de plataformas sem necessidade de difíceis configurações para funcionar estáveis

Augusto Diniz

Publicidade

Rodrigo Freitas, diretor da RocketTrader, conta que por muito tempo as plataformas de operações do mercado financeiro eram sinônimo de complexidade e sofisticação.

“Agora, a gente vê uma tendência de plataformas rápidas, super estáveis e supersimples de usar. A pessoa não precisa mais de um hardware específico para ter uma plataforma desse tipo”, pontua.

Essa diminuição de complexidade faz com que trader passe a focar mais no negócio core, que é a operação, gastando menos tempo com ferramentas tecnológicas, diz Freitas. “Isso vai fazer grande diferença no mercado. Hoje, se consegue ter tudo isso leve rodando no navegador da internet”, ressalta.

Continua depois da publicidade

Além de Rodrigo Freitas, outros especialistas trataram do tema durante a Smart Summit, que acontece no Rio de Janeiro nesta quinta (13) e sexta (14).

Conectividade

Leonardo Schattschneider, responsável por parcerias da Nelogica, entende que plataforma com conectividade nuvem-servidor tem bastante potencial de crescimento.

“A gente vem buscando explorar para os usuários mais iniciantes e que tem interesse nesse ambiente, plataformas em versão em web, mas acessíveis”, destaca.

Continua depois da publicidade

Marcos Horie, head de produto de renda variável da XP, ressalta pontos importantes nessa questão. “A plataforma tradicional de execução tem evoluído muito nos últimos anos em latência e funcionalidade”, afirma.

“Antes, se achava que para ter qualidade tinha que baixar o aplicativo no computador. Hoje, tem plataforma muito boa no mercado na web com mesmo nível de latência”, destaca.

Já Guilherme Castro, sócio da Ontick, diz que a plataforma de operação no mercado financeiro deve, acima de tudo, ter facilidade acesso. “O Brasil ficou muito tempo sem plataformas desse tipo”, afirma.

Continua depois da publicidade

Complexidade

“A dificuldade que é baixar um programa, a necessidade de memória (do computador), a instalação, as configurações”, relata ele, sobre o uso das plataformas.

Para ele, isso afasta investidores e a necessidade de torná-la prática faz toda diferença no mercado.

“Tem sempre o desafio da segurança”, diz Lucas Chagas, head de educação e parcerias na SpiderTrader. “Existe uma questão da experiência do usuário”, complementa.

Continua depois da publicidade

Ele pontua que uma pessoa pode se interessar em comprar um copy trading (contratação de operação a ser executada por um trader experiente), já que não requer grandes configurações. “A pessoa quer receber ordens de forma simples”, destaca.

“Esse processo de experiência do usuário é muito importante para poder ofertar o produto não só para quem conhece o mercado financeiro, mas para quem não conhece”, conclui.