Ancord firma parceria para oferecer ferramenta que previne crimes financeiros

Plataforma Validus, da Eventus, será disponibilizada para atender a novos requisitos contra práticas que incluem também front running e wash trades

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) firmou uma parceria com a Eventus, fornecedora de soluções de monitoramento de operações de mercado e gestão de risco financeiro, para disponibilizar a plataforma Validus aos seus associados.

A medida visa atender às novas exigências regulatórias da BSM, braço autorregulatório da B3, que impõe um monitoramento rigoroso das operações de mercado por todas as corretoras no Brasil.

Com o Validus, as corretoras poderão detectar e prevenir práticas como insider trading, wash trades (negociações para lavar dinheiro), spoofing (colocação de ordens sem intenção de cumpri-las), layering (spoofing de pequenos investidores) e front running (similar ao insider trading).

Continua depois da publicidade

Segundo a Eventus, a plataforma é projetada para se adaptar rapidamente a mudanças regulatórias e gerenciar aumentos de volume de dados em períodos de alta atividade no mercado. Para Travis Schwab, CEO da companhia, a colaboração com a Ancord para a expansão da plataforma na América Latina resulta de um forte compromisso do Brasil com a proteção dos investidores e a prevenção de comportamentos inadequados no mercado.

Entre clientes da Eventus estão bancos, corretoras, firmas de trading proprietárias, bolsas de valores e reguladores. Entre os ativos cobertos pelo sistema Validus estão ações, opções, futuros, câmbio, renda fixa e ativos digitais.

Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia