Troca de conhecimentos gerais entre colegas de trabalho pode ser proveitosa

Atitude estimula integração, trabalho em equipe, descoberta de novas competências e reforça o networking

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O ambiente de trabalho é caracterizado por estresse, competição e a corrida contra o tempo. Para amenizar tudo isso, é muito importante que as empresas possam estimular novas ações que promovam o relacionamento entre os colaboradores e o relaxamento.

Exemplo prático, realizado pelo IEA (Instituto de Estudos Avançados), foi um projeto desenvolvido em que os funcionários são incentivados a trocar conhecimentos gerais. Os profissionais se reúnem para desenvolver novas habilidades ensinadas por outros membros da equipe.

Por exemplo: se alguém sabe fotografar, ensina os que tiverem interessados em aprender. Vale tudo, desde gastronomia até novas regras de ortografia.

Continua depois da publicidade

O projeto
De acordo com as diretora superintendente do IEA, Rita Guarezi, o projeto teve início em 2006 e foi muito bem avaliado pelos participantes e ministrantes dos cursos. O objetivo é que os profissionais socializem de forma sistematizada seus conhecimentos e habilidades sobre assuntos diversos.

“É uma forma efetiva de elaborar e reelaborar o conhecimento dentro da empresa”, afirma a pedagoga Silvana Guimarães, responsável pelo projeto.

Vantagens
De acordo com a gerente de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Melina Graf, atitudes como esta são muito proveitosas para empresas e para os funcionários, pois estimulam a integração, o trabalho em equipe, a descoberta de novas competências e reforçam o networking (rede de contatos).

Continua depois da publicidade

“O profissional relaxa na hora da atividade e volta mais feliz. Consequentemente, terá maior desempenho e produzirá mais”, explica Melina.

Um programa que vai muito além da ANCORD, conectamos os alunos aprovados com escritórios parceiros da XP.