Publicidade
SÃO PAULO – O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo começa, oficialmente, nesta quinta-feira (30).
Porém, a imprensa teve acesso, nos dias 28 e 29 de outubro, às novidades que as montadoras pretendem exibir no evento.
Confira o que o Salão promete para esse ano:
Continua depois da publicidade
Audi
O grande lançamento da montadora foi o TT Roadster. O modelo é alimentado por um motor 2.0 Turbo FSI de 230 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, e equipado com câmbio S tronic de seis velocidades. O carro chega ao Brasil no 2º semestre de 2015.
A alemã também apresentou o TT Offroad Concept: um híbrido que combina o motor 2.0 Turbo FSI com dois motores elétricos. Todo o sistema gera 408 cv e atinge 100 km/h em 5,2 segundos.
Assim como muitas montadoras, a Audi está apostando nos carros híbridos. Por isso, ela revelou o A3 e-tron; o modelo gera 204 cv com a ajuda de um 1.4 Turbo FSI e um elétrico, acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e conta com tecnologia plug-in, o que significa que pode ser carregado em uma tomada de 110V – a montadora afirma que ele leva cerca de quatro horas para carregar completamente nessas circunstâncias.
Continua depois da publicidade
Outras novidades são os carros-conceito Urban Concept Coupé e Urban Concept Cabriolet. O veículos elétricos apresentam design futurista e simples, mas que ao mesmo tempo lembra os carros antigos de corrida.
Já para as pistas, a grande atração é o R18 e-tron Quattro. Alimentado por um V6 Turbo Diesel 4.0L e um motogerador no eixo dianteiro, o híbrido gera 537 cv, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos.
Nissan
A Nissan apresentou o carro-conceito Kicks Concept. Apesar de a montadora não ter revelado muitos detalhes, sabe-se que ele foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro e deve ser usado como modelo para um futuro crossover compacto.
Continua depois da publicidade
Outro carro exibido foi o New March Rio 2016 Edition: uma versão comemorativa das Olimpíadas de 2016, já que a Nissan é patrocinadora oficial do evento.
Hyundai
Depois de ser apresentado no Salão de Detroit, no início do ano, a montadora trouxe para o País o New Genesis 2015. Mais sofisticado que a versao anterior, o carro tem um motor Lambda de 3,8 litros com injeção direta, capaz de gerar 315 cv, e acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades.
O cupê da marca recebeu um motor turbo 1,6 litro com injeção direta que desenvolve 204 cv, com isso o carro foi batizado de Veloster Turbo. Um pouco mais longo que a versão anterior, o veículo está com um design mais agressivo, ainda mais com as rodas de liga leve de 18 polegadas com detalhes cromados.
Continua depois da publicidade
O HB20 caiu no gosto dos brasileiros. Por isso, a montadora desenvolveu especialmente para o Salão de São Paulo o HB20 R-Spec Concept. O modelo, com linhas esportivas, não vai ser comercializado, mas deve servir de inspiração para os próximos carros que vêm por aí.
GM
A Chevrolet aproveitou o Salão para revelar o Spin Activ, que possui um motor 1.8 Econo.Flex de até 108 cv e opção de transmissão manual ou automática, esta última de seis velocidades.
Outro lançamento da marca é o Cruze 2015. O modelo, que é oferecido nas versões sedã e Sport6, passou pela sua primeira grande evolução; dentre os novos equipamentos estão as luzes de rodagem diurna e mudanças no sistema de transmissão e motor. Apesar disso, o carro continua sendo alimentado por um motor Ecotec 1.8 Flex de 144 cv. Tanto Spin quanto o Cruze chegam ao mercado até o final deste ano.
Continua depois da publicidade
A montadora ainda exibiu o protótipo S10 High Country, com motor flex equipado com injeção direta de combustível que entrega até 206 cv. O carro ainda tem isual em cromo escurecido, rodas de 18 polegadas, frisos cromados na base dos vidros das portas além de um robusto Santo Antonio.
Os visitantes ainda podem aproveitar para ver o esportivo Camaro, na versão conversível, com motor V8 6.2l de 406 cavalos que faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Está esposto também a versão Z/28 com motor 7.0 V8 aspirado e montado a mão que rende 512 cavalos de potência.
Outro superesportivo que pode ser encontrado no estande da marca é a versão 2015 do Corvette Stingray, equipada com motor 6.2 V8 de 466 cv e transmissão automática sequencial de oito marchas, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3,8 segundos.
Renault
Uma das estrelas do estande da Renault é o show car Duster Oroch, uma interpretação da marca de uma picape derivada de um SUV.
Outro destaque é o carro-conceito Kwid, uma espécie de buggy tecnológico, com portas que remetem às asas de um besouro e ao drone que está acoplado ao carro. O quadro de instrumentos e o volante do Kwid ficam no centro da cabine, e o motorista dirige sentado entre os passageiros da frente.
A montadora lança ainda dois produtos: o Novo Fluence 2015 e a nova geração do Sandero Stepway, que chegam ao mercado junto com o Salão.
Entre os elétricos estão o compacto Zoe e o urbano Twizy.