Publicidade
SÃO PAULO – Um voo da companhia aérea Sriwijaya Air partiu da cidade de Medan, na costa leste de Sumatra do Norte com destino ao Aeroporto Internacional de Minangkabau em Padang, na Indonésia.
No entanto ao invés do desembarque dos 96 passageiros acontecer no destino desejado, o avião pousou em um campo militar no Aeroporto de Tabing desativado desde 2005, ainda na província de Sumatra do Norte. O pouso no local errado aconteceu devido a erro dos dois pilotos que confundiram as pistas de aterrisagem. Ninguém se feriu.
O pouso equivocado aconteceu em 13 de outubro de 2012, mas o relatório final da Comissão Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia explicando os detalhes do imprevisto foi divulgado apenas nesta semana.
Continua depois da publicidade
O relatório aponta que os pilotos identificaram visualmente a pista de pouso do aeroporto errado e ignoraram os comandos do painel da cabine. Eles pediram autorização de pouso para o controle de tráfego aéreo na pista 33 do aeroporto de Minangkabau, local correto, e foram liberados para pousar dentro das devidas medidas de segurança.
Porém, a torre de controle percebeu que nenhum avião tinha pousado no local informado. Os pilotos perceberam então que pousaram no aeroporto errado e informaram a companhia aérea e a torre de controle do aeroporto de Minangkabau o erro no desembarque e que todos os passageiros e tripulação estavam seguros.
O documento conclui que a ausência de observação e a falha na comunicação entre torre de controle e aeronave poderia ter causado problemas maiores com perdas relevantes. No entanto, o relatório não acusa os pilotos e afirma que “é possível confundir ambas as pistas por serem adjacentes e semelhantes nos quesitos de dimensão e direção”.
Continua depois da publicidade
A torre de controle do aeroporto de Padang informou as autoridades da Tabing assim que o erro foi compreendido. O relatório informa que o erro não voltará a acontecer e que a comunicação entre torre de controle e aeronaves terão uma supervisão maior para evitar falhas como essa.