Publicidade
SÃO PAULO – Cerca de 37 mil celulares “piratas” foram bloqueados desde o dia 9 de maio no Distrito Federal e no estado de Goiás, afirmou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta sexta-feira (18)
A operação vai bloquear, em todo o país, os celulares que não têm o certificado da Anatel ou estão com o International Mobile Equipment Identity, o IMEI – que identifica celulares em todo o mundo – fraudado. Esses são os celulares considerados “piratas”.
Segundo a Anatel, esses celulares podem ser perigosos para a saúde do usuário por “apresentarem grande quantidade de chumbo e cádmio, não possuírem garantias em relação a limites de radiações eletromagnéticas e utilizarem materiais de baixa qualidade”.
Continua depois da publicidade
Os bloqueios ocorrerão em épocas nos demais estados do Brasil: nos estados do Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, eles começam a ser bloqueados a partir de 8 de dezembro; em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, estados da região Nordeste e estados da região Norte, o bloqueio começa a partir de 24 de março do próximo ano.
Como saber se o aparelho é “pirata”?
É preciso consultar o IMEI de seu dispositivo para saber se ele é ou não pirata. Para isso, basta discar *#06# no mesmo para conferir o número de 15 dígitos. Com ele em mãos, é necessário conferir se ele é igual ao número de registro no adesivo colado no aparelho. Caso não seja, ele é ilegal.