Publicidade
SÃO PAULO – Durante encontro com o presidente do Panamá, Martín Torrijos, nesta sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou interesse em produzir etanol naquele país. Lula também manifestou-se sobre uma possível parceria na ampliação do canal do Panamá.
Em contrapartida, Torrijos demonstrou interesses em desenvolver parcerias comerciais com o Brasil, transformando seu país numa plataforma re-exportadora de produtos brasileiros para EUA, Ásia e América Central.
O presidente panamenho afirmou que seu país já se apresenta como uma plataforma logística, podendo se desenvolver comercialmente com o Tratado de Livre Comércio que será assinado com os EUA em junho de 2007.
Acordos de cooperação
Durante a visita de Torrijos, foram assinados seis acordos de cooperação, nas áreas de turismo, transporte aéreo, cultura, esportes, desenvolvimento industrial, inclusão digital e saúde. O presidente panamenho afirmou que o Brasil e o Panamá “têm um futuro promissor de cooperação”.
Lula afirmou que em agosto planeja visitar o Panamá com empresários brasileiros para firmarem acordos com os panamenhos. Torrijos citou que está introduzindo idéias de programas brasileiros de inclusão social em seu país.