Publicidade
SÃO PAULO – A Alemanha tem confiança total na independência do Banco Central Europeu (BCE), afirmou nesta segunda-feira o porta-voz do governo Georg Streiter, em meio a expectativas de que o banco central adotará ações para diminuir os custos de empréstimo da Espanha e da Itália.
“O governo alemão tem confiança total nas operações independentes do BCE. O BCE está cumprindo suas obrigações”, afirmou Streiter em entrevista.
O presidente do BCE, Mario Draghi, disse na semana passada que o banco central fará o que for necessário, dentro de suas responsabilidades, para salvar o euro, levantando expectativas nos mercados financeiros de que o BCE poderá retomar a compra de títulos de Estados da zona do euro em dificuldade no mercado secundário –política com a qual a Alemanha fica muito desconfortável.
Quanto você precisa para viver de Dividendos?
Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.
Streiter também reiterou a oposição de Berlim aos eurobônus ou qualquer outra forma de mutualização da dívida da zona do euro –política apoiada por alguns Estados-membros da zona do euro como uma maneira de reduzir seus altos custos de empréstimo.
Ele afirmou que não via bases para lançar uma ação legal contra o BCE sobre as compras de títulos, uma sugestão feita por Joerg-Uwe Hahn, um membro regional dos Democratas Livres, um parceiro pequeno da coalizão de centro-direita da chanceler Angela Merkel.