Procurador da Zelotes diz que provas contra Lula são “batom na cueca”

Segundo ele, provas demonstram que o petista ofereceu seu prestígio a empresas, em troca de viabilizar um contrato bilionário e a edição de uma medida provisória no governo de Dilma

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O procurador responsável pela Operação Zelotes, Hebert Mesquita, afirmou nesta terça-feira (12) que as provas apresentadas em denúncia de tráfico de influência contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são “batom na cueca”.

Segundo ele, estas provas demonstram que o petista ofereceu seu prestígio a empresas, em troca de viabilizar um contrato bilionário e a edição de uma medida provisória no governo de Dilma Rousseff. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mesquita explica que a denúncia é baseada em uma série de mensagens e documentos que comprovam que Lula e se filho Luís Cláudio Lula da Silva se envolveram em negociações com lobistas do setor privado sobre contrato de compra de caças suecos fabricados pela Saab.

Continua depois da publicidade

Nesta terça, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Pedro Malan e os ex-ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Nelson Jobim (Defesa) prestaram depoimento neste caso como testemunhas de defesa do petista. O ex-presidente tucano defendeu Lula ao afirmar que a compra dos caças suecos foi decidida durante o seu governo.

FHC disse que a negociação não foi concluída para não “onerar” o próximo presidente, mas que a escolha já tinha sido feita. “No meu período de governo já havia uma demanda da força área que renovássemos a frota. No final de um longo processo, eu me lembro que a Aeronáutica era favorável pelos caças suecos. Como já estávamos se aproximando do fim do meu mandato, não quis fazer uma compra, que seria paga pelo governo seguinte”, disse o ex-presidente, durante o depoimento.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.