RBS suspende trader por manipulação de taxa em Cingapura, diz fonte

Banco colocou trader Chong Wen Kuang em licença no início deste ano por tentar manipular uma taxa relacionada a swap de dólares no país

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O Royal Bank of Scotland suspendeu um trader por tentar manipular uma taxa de referência para empréstimos em Cingapura, disse à Reuters uma pessoa familiarizada com assunto, mostrando a propagação global do escândalo sobre a fixação de taxas, como a Libor.

O banco, que é parcialmente detido pelo governo britânico, colocou o trader Chong Wen Kuang em licença no início deste ano por tentar manipular uma taxa relacionada a swap de dólares em Cingapura.

Chong é o primeiro trader conhecido a ser suspenso do RBS devido a problemas com taxas com exceção da Libor, ampliando o alcance de uma possível exposição global do banco em casos relacionados a fraude de taxas.

Continua depois da publicidade

O RBS não quis comentar o assunto. Chong não pode ser imediatamente contatado para comentar o assunto.

O banco disse em agosto que havia demitido funcionários após uma investigação interna sobre a manipulação da taxa referencial Libor e outras taxas de juros, mas não deu detalhes sobre os envolvidos ou onde estavam baseados.