Publicidade
PARIS – A França apoia uma recapitalização retroativa de bancos da Irlanda, afirmou o presidente francês, François Hollande, após encontro com o premiê irlandês, Enda Kenny, nesta segunda-feira (22), acrescentando que o setor bancário do outro país deve ser tratado como “um caso especial”.
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que os fundos de resgate da zona do euro não podem recapitalizar qualquer banco até que um supervisor bancário para o bloco monetário esteja funcionando em sua totalidade no fim do próximo ano.
No entanto, ela e Kenny emitiram uma declaração conjunta no domingo afirmando que o resgate dos bancos irlandeses é “um caso especial” e que os líderes da zona do euro vão examinar maneiras de melhorá-los.
“A especificidade da Irlanda é que por muito meses já houve uma recapitalização dos bancos através do orçamento que agravou a dívida da Irlanda e obrigou-a a adotar um plano duro”, disse Hollande após conversa com Kenny.
“Eu disse que a Irlanda era um caso especial e deve ser tratada como tal”, disse Hollande a repórteres depois do encontro.
Quando questionado se a recapitalização poderia ser retroativa, Hollande disse: “Sim, recapitalização já ocorreu através de seus próprios fundos e o Eurogroup vai levar isso em conta.”
Continua depois da publicidade
O Eurogroup é o entidade que reúne os 17 países da zona do euro.