Moody’s espera concluir revisão de ratings de bancos europeus até 14 de maio

Instituições financeiras de Portugal devem ser as primeiras a terem seus ratings revistos, já na última semana deste mês

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A Moody’s afirmou nesta sexta-feira (16) que espera concluir a revisão dos ratings de 114 bancos europeus entre 26 de março e 14 de maio deste ano.

Em 15 de fevereiro, a agência de notação financeira colocou as notas de uma centena de instituições financeiras de 16 países europeus em revisão para possível rebaixamento, citando pressões resultantes de um ambiente operacional difícil, a deterioração da qualidade de crédito de emissores soberanos da região e dificuldades no mercado de capitais.

Conforme cronograma divulgado nesta data, os bancos portugueses devem ser os primeiros a terem suas notas revistas, já na última semana de março. Já a reavaliação dos rating de bancos italianos e espanhóis devem ser finalizada nas semanas de 16 e 23 de abril, respectivamente.

A análise das classificações de bancos austríacos termina na última semana de abril, enquanto os bancos de Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Noruega e Suécia devem ter seus ratings reavaliados na semana de 7 de maio.

O processo tem previsão de término na semana de 14 de maio, quando serão concluídas as avaliações das notas de instituições com operações globais e as da França, Reino Unido, Dinamarca e Finlândia.