Publicidade
SÃO PAULO – Interessada em aumentar sua cartela de clientes internacionais, principalmente entre as gestoras de capital de terceiros, a Ativa Corretora desenvolveu a Apama Algorithmic Trading. A plataforma de algoritmos com um tempo de resposta inferior a 1 milissegundo diminui os riscos de execução dos negócios e passará a ser usada também nas mesas de operações da corretora.
A ideia ganhou contornos definitivos em meados do ano passado, quando três grandes assets globais já atendidas pela Ativa mostraram interesse pela ferramenta, afirma Jansen da Costa Silva, chefe de Eletronic Trading da Ativa.
Para clientes menores e investidores individuais, o serviço também deve ser disponibilizado, mas na forma de algoritmos pré-moldados com alto nível de personalização. “A plataforma Apama nos possibilita este modelo híbrido de oferta”, diz o executivo.
Pontos positivos
Segundo a corretora, a Apama traz a mitigação de riscos para os negócios de clientes e da corretora, já que a possibilidade de atraso nas execuções é eliminada por controles em tempo real. “É o sistema de algoritmos com menor tempo de resposta do mercado e com flexibilidade total para a formulação de estratégias próprias”, diz Silva.
Para adaptar suas operações, a corretora montou uma equipe com quatro engenheiros de sistemas com conhecimento em negociações financeiras. Além disso, cerca de 60 operadores foram treinados para operar a plataforma.