Publicidade
SÃO PAULO – Muita gente acredita que para se dar bem no mercado financeiro é preciso começar a acompanhá-lo o mais cedo possível. Mas alguns pontos “fora da curva” estão aí para provar que esta regra tem sim muitas exceções. É o caso de Lauro Vilares, da escola de operadores Leandro & Stormer. Com 12 anos de experiência na Bovespa, Vilares começou no mercado somente aos 30 anos. Hoje, ele é um dos 5 brasileiros que possuem o CMT (Chartered Market Technician), um dos certificados de analista técnico mais importantes do mundo.
Seu primeiro contato com a renda variável foi após a leitura do best seller de auto ajuda financeira “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki. Após três conciliando a Bolsa com seu antigo trabalho, Vilares resolveu entrar de vez no mundo da Bovespa em 2005, após um curso de imersão feito na Leandro & Stormer – escola na qual ele hoje trabalha.
Lauro Vilares é um dos 4 traders que estarão no InfoMoney TV para fazer uma análise semanal sobre o Ibovespa e quais ações estão em um bom ponto para operações de compra ou de venda a descoberto. Completam o time de analistas: Fernando Goes (analista da Clear Corretora), Leandro Martins (analista-chefe Walpires Corretora) e Wagner Caetano (diretor da Cartezyan). O programa irá ao ar toda sexta-feira após o fechamento do pregão e tem estreia agendada para este dia 29 de agosto.
Confira abaixo um bate papo rápido que o grafista teve com o InfoMoney:
InfoMoney – desde quando está na Bovespa?
Lauro Vilares – Estou na Bovespa desde agosto de 2002.
Continua depois da publicidade
IM – O que te fez buscar essa profissão?
LV – Na verdade as coisas aconteceram meio por acaso: entre 2002 e 2005, eu operava e estudava muito, mas simultaneamente trabalhava na empresa do meu pai. Em 2005, depois de fazer um curso de uma semana na escola de operadores Leandro & Stormer, com quem tinha uma boa relação desde 2003, fui convidado a fazer parte do time de instrutores. Estou com eles desde então, além de também ter passagens pela BanifInvest e pela XP.
IM – Qual o maior ensinamento que a vida de trader te deu?
Continua depois da publicidade
LV – O melhor ensinamento que eu tive foi: por melhor ou pior que seja o momento, uma hora ele vai passar.
IM – Que dica você daria para o investidor que está começando a operar agora?
LV – São tantas, mas a principal é estudar muito! Não apenas sobre mercados como também sobre comportamento. Mais importante do que aprender sobre o mercado é aprender sobre nós mesmos: ter disciplina, paciência, humildade e um plano bem definido é essencial. Ninguém acha que vai correr uma maratona e ganhá-la sem ter treinado, então por que tanta gente acha que vai entrar no mercado, competir com profissionais extremamente qualificados e experientes e conseguir superá-los? Prepare-se: isso é fundamental.
Continua depois da publicidade
IM – E que dica você daria para quem investe todo dia e já se considera um trader?
LV – A principal é ter um plano de trade bem definido e em seguida é registrar todas as operações que fizer para aprender com os erros e acertos
IM – O que você faz quando não está operando?
Continua depois da publicidade
LV – O que mais gosto de fazer é brincar com minha filha Maria Luiza, mais conhecida no mercado como o “bebê abandonado” do vídeo Coisas que o Mercado Fala 2 (clique aqui para assistir ao vídeo). Além disso gosto muito de ler, tomar uma boa cerveja, assistir esportes e filmes, correr e pegar onda.
IM – É possível viver de Bolsa?
LV – Eu penso que sim, mas não deve ser o principal objetivo de quem está começando. Muitos traders iniciantes, depois de alguns momentos muitas vezes oriundos de golpes de sorte, largam tudo e partem para viver do mercado. Na maioria dos casos, não alcançam o sucesso esperado.