Conteúdo editorial apoiado por

Vencedores são pessoas medianas, mas com muito foco. E isso vale para o mundo dos investimentos, diz coach

Ex-atleta da seleção brasileira de natação, Joel Moraes fará dupla com o educador financeiro e youtuber Thiago Nigro, O Primo Rico, no evento Do Mil ao Milhão — Imersão Presencial, em São Paulo, dia 17 de novembro

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO — Muitas pessoas se preparam para o dia D, mas poucas para a hora H. “Esse movimento pode durar apenas milésimos de segundos, mas é o suficiente para gerar profunda transformação e sucesso”, afirma Joel Moraes, acrescentando que isso vale também para o mundo dos investimentos.

Ex-atleta da seleção brasileira de natação e inúmeras vezes campeão brasileiro da modalidade, ele é também empreendedor, escritor, palestrante, professor universitário e coach.

Especialista em aumento do desempenho pessoal e profissional, treinou os principais nadadores do Brasil e do mundo por 15 anos, além de orientar outros atletas em suas respectivas carreiras, com foco em alta performance.

No dia 17 de novembro, vai dividir o palco com o educador financeiro e youtuber Thiago Nigro, O Primo Rico, no evento Do Mil ao Milhão — Imersão Presencial, em São Paulo (veja aqui como participar).

Na entrevista a seguir, entre outros assuntos, Moraes comenta sobre a importância de dominar a mente, ter disciplina e foco — uma competência que é treinável, segundo ele. “Aliás, o vencedor é, geralmente, um homem mediano, mas com muito foco”, diz.

O que os participantes deste evento vão aprender?

Continua depois da publicidade

Um evento como esse é a perfeita oportunidade para as pessoas aprenderem, na prática, os fundamentos da riqueza, tantos em aspectos comportamentais como técnicos. Esses dois campos do conhecimento (conhecer a si e todas as ferramentas técnicas) são as premissas básicas para qualquer negócio se transformar em algo extremamente bem-sucedido. Outro ponto fundamental é a curva de aprendizado. A grande vantagem, além das ferramentas e dos exemplos de aplicação prática, é a experiência. Toda imersão é melhor do que um evento em formato de não imersão — ao vivo, com vivências e possibilidades de intervenções. Isso Ieva os alunos a terem uma maior consciência de suas competências, a criarem com mais clareza seus objetivos e, ainda, a terem a exata visão sobre qual direção seguir, de maneira sistemática e segura.

Você costuma dizer que não é preciso estar em alta performance o tempo todo — até porque o indivíduo não vai conseguir — e que o ideal é estar em alta performance na hora H. Explique esse conceito e como ele se aplica ao mundo dos investimentos.

Muitas pessoas se preparam para o dia D, mas poucas para a hora H. Os vencedores desenvolveram uma capacidade performática certa, na hora certa e no lugar certo. Eles raramente despendem energia de maneira burra. Em suma, eles acumulam energia e preparam o foco “mira laser” para a hora certa. De alguma forma, aprenderam a fazer apenas aquilo que têm total relevância para seus objetivos, eliminam toda e qualquer interferência que pode afetar a conquista dos seus objetivos e são focados no estado presente. Dessa maneira, como nos negócios, eles conseguem fazer um movimento que muda todo um cenário. Esse movimento pode durar apenas milésimos de segundos, mas é o suficiente para gerar profunda transformação e sucesso — às vezes, fracasso. O foco é sempre no jogo, não no que está em jogo. E essa competência é treinável. Aliás, o vencedor é, geralmente, um homem mediano, mas com muito foco.

Continua depois da publicidade

De que maneira o esporte contribuiu para moldar o Joel Moraes empreendedor, escritor, palestrante e treinador pessoal?

O esporte é a base de tudo na minha vida. Desde os 12 anos de idade eu fui um empreendedor — empreendedor do meu próprio corpo. Todas as competências que um empreendedor precisa eu aprendi e desenvolvi desde cedo. Disciplina, foco elevado, treinamento deliberado, confiança, espírito de vitória, mentalidade de sucesso e, sobretudo, capacidade de superar todas as dificuldades e desafios na minha mente e no meu corpo (que eram o meu “negócio”), quando eu tinha um resultado abaixo do esperado. Por trás de um atleta vencedor, existe uma pessoa que perdeu várias vezes. E cada derrota foi um grande professor. Isso eu consegui levar com excelência para todos os meus negócios.

Quais são as principais diferenças entre pessoas comuns e aquelas de alta performance?

Continua depois da publicidade

Eles não dependem dos seus talentos naturais. Todas as pessoas possuem talentos naturais em diversas áreas, mas o que lapida o talento é outra competência — a disciplina. Os vencedores são pessoas obcecadas e disciplinadas. Outro ponto é o ambiente: vencedores crescem em ambientes favoráveis. Ambientes com poucos recursos de pessoas e estrutura dificilmente constroem campeões. Existem as exceções, mas, na regra geral, não. O terceiro ponto é a personalidade. Todas as pessoas de sucesso querem vencer. Não se preocupam com amor, opinião dos outros ou se são consideradas “vilões ou mocinhos”. Elas querem apenas ser as melhores do mundo. Isso faz com que toda a percepção do mundo ao seu redor mude. Assim, o foco fica absolutamente preciso. E tudo que focamos se expande.

Você foi, durante quase quatro anos, coordenador geral do Instituto Projeto Neymar Jr., em Praia Grande, no litoral paulista. Os jovens atendidos pelo projeto também são impactados por essa filosofia de alta performance?

Foi uma experiência marcante. É muito importante oferecer conhecimento, oportunidade e sobretudo, um novo olhar para crianças e adolescentes que precisam de referência. No final das contas, o que é colocado na mente e nos corações de cada aluno que lá está é confiança. Uma dose cavalar de confiança e visão. Foi uma honra e um grande privilégio. Adoro toda a família Neymar, em especial o Neymar pai. Um grande líder, empresário visionário e pessoa de absurdo caráter e valores morais. Além de ser um grande amigo e mentor.

Continua depois da publicidade

No seu entendimento, a mente tem uma importância muito grande nas conquistas, de forma geral, e é preciso dominá-la. Um dos maiores erros dos investidores é, justamente, não ter a frieza necessária para operar e, aí, os resultados quase sempre são ruins. Qual é o caminho para treinar a mente ao ponto de criar uma mentalidade vencedora e obter resultados positivos?

Toda oportunidade é uma oportunidade, mas nem toda oportunidade é para todas as pessoas. A frieza é fundamental para as pessoas em momento decisivos, porque traz controle e precisão. Essa precisão é desenvolvida com treino. Todo investidor tem que ser um grande estudioso, mas tem que ser um excelente exercitador. O que os grandes atletas têm em comum com os grandes investidores é que eles saem do campo das possibilidades e operam no campo das probabilidades. Pois, é claro, todas as pessoas podem ser ricas e investidoras, mas a pergunta é: qual a probabilidade de as pessoas serem ricas e investidoras? Os grande ficam no campo das probabilidades e, para isso, é necessário análise crítica e pensamento sistemático ao mesmo tempo, além de uma certa dose de coragem e audácia.