Publicidade
SÃO PAULO – O RBS (Royal Bank of Scotland), maior banco do Reino Unido, está avaliando junto aos seus acionistas uma possível oferta de ações ao mercado de até £ 5 bilhões, ou aproximadamente US$ 8,1 bilhões.
Duas fontes próximas às discussões revelaram nesta segunda-feira (21) à agência de notícias da Bloomberg que a instituição propôs a oferta na semana passada. Caso concretizada, a participação do governo no banco irá se elevar para 80%, segundo os termos tratados quando houve a ajuda financeira ao RBS no ano passado.
O banco captou £ 12,3 bilhões em uma oferta pública de ações realizada em junho de 2008 após a compra de parte do ABN Amro Holding. Na época, a aquisição gerou um prejuízo anual de £ 24,1 bilhões, tendo em vista as baixas contábeis.
Continua depois da publicidade
Reação nos mercados
Os papéis do RBS recuam mais de 5% nesta manhã na bolsa de Londres, de modo a pressionar o índice FTSE 100, que registra desvalorização de 0,85%.
Planilha
Resultados do 3º trimestre
Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.