Publicidade
SÃO PAULO – A quinta-feira (19) inicia com o noticiário corporativo carregado passado feriado de Carnaval e pregão reduzido na véspera. Nos destaques, a Vale (VALE3; VALE5) divulgou nesta manhã seu relatório de produção do quarto trimestre, que mostrou recordes nos segmentos minério de ferro, níquel, cobre e ouro.
Sem Samarco, a produção de minério da Vale chegou a 83 milhões de toneladas no trimestre, 1,7 milhão de toneladas a mais do que no mesmo período do ano passado. A produção anual de Carajás também foi recorde, atingindo 119,7 milhões de toneladas em 2014, ou 14,8 milhões de toneladas acima de 2013.
Petrobras
A Petrobras (PETR3; PETR4) pode renegociar contratos para aluguel de plataformas. A renegociação deve ocorrer como medida da nova diretoria da estatal que precisa cortar gastos e diante das novas condições do mercado global de aluguel de plataformas, já que alguns preços caíram até 50% nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, uma das grandes fornecedoras da Petrobras, a norueguesa Seadrill, surpreendeu o mercado ao anunciar aos acionistas que contratos para aluguel de duas plataformas marítimas assinados com a estatal brasileira devem ter prazos ou condições comerciais alteradas. Por isso, a empresa não conta mais com o valor integral de US$ 1,1 bilhão previsto na assinatura do contrato. Segundo uma fonte ouvida pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, a decisão da companhia norueguesa pode ser a indicação de um movimento mais amplo de renegociação que está por vir.
Banco do Brasil
O novo presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Alexandre Abreu, indicou Gueitiro Genso, um executivo do banco, para comandar a Previ, segundo O Globo. O nome do executivo deve ser confirmado ainda nesta quinta-feira pelo conselho deliberativo da Previ, que se reunirá de forma extraordinária.
Sabesp
O rodízio de água em São Paulo deverá ser evitado se as chuvas conseguirem elevar o nível do sistema Cantareira, da Sabesp, a um patamar entre 13% e 14% até o final de março e se as obras emergenciais previstas para elevar a capacidade dos reservatórios não atrasarem, informou a Folha de S. Paulo.
Continua depois da publicidade
Telefônica
A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) concluiu parecer sobre atos de concentração do Grupo Telefônica (VIVT4) e a GVT, recomendando a aprovação das operações, com restrições. A primeira operação refere-se à cisão da Telco, da qual a Telefónica é acionista, e a segunda consiste na aquisição da GVT pela Telefônica. O despacho com a recomendação da Superintendência-Geral foi publicado no Diário Oficial da União. Os casos serão remetidos ao Tribunal do órgão, a quem caberá a decisão final sobre as operações.
Usiminas
Os acionistas controladores da Usiminas (USIM5), Ternium – Techint e Nippon Steel, devem retomar a disputa societária na Justiça na próxima terça-feira, 24, segundo o Valor. Eles irão se defrontar outra vez na 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O tribunal vai julgar o requerimento da Ternium de recondução de três executivos afastados de seus cargos em setembro do ano passado. Em outubro, o desembargador Vicente Silva manteve a decisão do afastamento, negando a liminar pedida pela Ternium.
BB Seguridade
A BB Seguridade (BBSE3) teve sua recomendação elevada pelo JPMorgan de neutra para overweight (desempenho acima da média).
Continua depois da publicidade
Arteris
O tráfego das concessionárias estaduais e federais da Arteris (ARTR3) durante o ano de 2014 somou 726,295 milhões de veículos equivalentes, 1,6% acima do de 2013, em bases comparáveis, ao ajustar os efeitos não recorrentes do fechamento das praças P1 e P2 na Autopista Fluminense (entre janeiro e fevereiro de 2014) e da Praça P5 na Autopista Litoral Sul. Sem este ajuste, a alta é de 1,3%, segundo a companhia.
(Com Agência Estado)