Abras apoia medidas para alimentos e pede urgência na desoneração da cesta básica

Segundo a entidade, a medida pode contribuir para diminuir os preços aos consumidores e aliviar o custo de vida, especialmente das famílias de baixa renda

Camille Bocanegra

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A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) declarou apoio as medidas regulatórias e tributárias, anunciadas na quinta-feira, 6, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para tentar reduzir o preço dos alimentos no País. A associação participou de reuniões que definiu as novas regras como a redução de impostos de importação de alimentos, como carnes, café e açúcar, e declarou “urgência na implementação da Cesta Básica Nacional desonerada”

“Na ocasião, a ABRAS reafirmou a importância da implementação imediata da Cesta Básica Nacional isenta de impostos, considerada uma das principais conquistas da reforma tributária” informou a ABRAS.

Segundo a entidade, a medida pode contribuir para diminuir os preços aos consumidores e aliviar o custo de vida, especialmente das famílias de baixa renda.

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Durante o anúncio feito pelo governo, foi formalizado o convite aos Estados para que também zerem os impostos sobre produtos essenciais, ampliando o impacto da medida para os consumidores brasileiros.

Somado a isso, na reunião o governo também sinalizou ser favorável à proposta da Abras de revisão dos custos do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

A medida tem como objetivo ampliar o acesso dos trabalhadores a alimentos a preços mais acessíveis, fortalecendo a segurança alimentar e beneficiando milhões de brasileiros.

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O presidente e o vice-presidente da Abras, João Galassi e Márcio Milan, que estiveram presentes na reunião, destacaram a necessidade de celeridade na adoção das medidas anunciadas, visando proporcionar “alívio imediato no custo de vida da população e fortalecer o setor supermercadista como agente fundamental na distribuição de alimentos no País”.

Além das medidas tributárias, o vice-presidente anunciou ainda uma parceria entre governo federal e iniciativa privada para estimular a publicidade sobre os melhores preços de produtos, como forma de fomentar a disputa no mercado e, consequentemente, beneficiar os consumidores.