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“Pior que tarifa” e “resposta desproporcional”. Essas foram as considerações do CEO da Brown-Forman, fabricante do uísque Jack Daniels, Lawson Whiting, sobre cenas de supermercados canadenses retirando bebidas alcóolicas americanas das prateleiras. Os papéis da companhia caem cerca de 2% na tarde desta quinta-feira.

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Em sua visão, as medidas de retaliação contra as tarifas do presidente Donald Trump são ainda mais impactantes que a própria taxação em si, porque “literalmente está tirando suas vendas”, afirmou, em teleconferência sobe os resultados da gigante de bebidas. O Canadá também impôs na terça-feira tarifas de 25% sobre produtos importados dos EUA, incluindo vinho, destilados e cerveja.
De acordo com os dados apresentados no trimestre, o Canadá foi responsável por apenas 1% das vendas totais da empresa. Segundo o CEO, isso indica que a empresa pode suportar o impacto. O México, por sua vez, representou 7% das vendas em 2024 e seria observado com mais atenção, segundo o CEO.
A Brown-Forman vem se recuperando de uma desaceleração na demanda até agora neste ano, liderada pelos EUA, Canadá e Europa, que compensou os benefícios de vendas mais fortes em mercados emergentes como México e Polônia.
O boicote canadense tem acontecido de diferentes maneiras, atingindo não somente a indústria de bebidas mas também de eventos esportivos e viagens. ,