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Zero álcool, zero açúcar e “ready to drink”: os carros-chefes da Ambev no Carnaval

Pioneira nas bebidas prontas de carnaval, empresa vê concorrentes buscando espaço enquanto Geração Z se torna mais abstêmia

Iuri Santos

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Com seus rótulos zero e “ready to drink”, o Carnaval da Ambev (ABEV3) em 2025 dá sinais sobre as mudanças no mercado de bebidas. A empresa espera expandir a oferta de produtos nos festejos enquanto consumidores têm procurado por mais opções sem álcool e açúcar e marcas menores ganham o coração dos blocos de rua.

Neste ano, a gigante global do setor de bebidas é patrocinadora de algumas das principais praças de Carnaval pelo Brasil. De volta ao ascendente Carnaval de Belo Horizonte, apoia ainda as folias em Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

“Essa presença reflete em um alcance de 50 milhões de foliões que devem curtir o Carnaval de rua com nossas marcas”, disse o diretor de eventos e marketing de experiência da Ambev, Leandro Mendonça, em entrevista ao InfoMoney.

Três marcas de bebidas estão no centro da estratégia da companhia para o Carnaval de 2025: Brahma, Beats e Guaraná Zero estampam mais de 130 blocos pelo País. O Zé Delivery, aplicativo de entrega da companhia, é outro braço priorizado na publicidade carnavalesca.

Prontos para beber no Carnaval

A linha Beats foi uma das pioneiras do segmento “ready to drink” (pronto para beber, em tradução livre) nos carnavais brasileiros. Há alguns anos, no entanto, ela tem enfrentado uma competição mais acirrada conforme cervejarias como Petrópolis e Heinekein lançam seus drinks, e uma entrante como a mineira Xeque Mate toma o gosto de foliões ano a ano.

Nascida em Belo Horizonte, a mistura enlatada de rum, mate, guaraná e limão abasteceu o mercado brasileiro com 6 milhões de latas este ano, 1 milhão a mais que o ano passado e seis vezes o número de 2023, segundo mostrou reportagem do InfoMoney.

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O poder de distribuição não se equipara ao da Ambev, mas é fácil encontrar foliões de BH, São Paulo e Rio de Janeiro questionando aos ambulantes patrocinados pela Ambev: “vende Xeque Mate?”.

“Estamos investindo fortemente nesse segmento, tanto em termos de inovação quanto em ações de marketing alinhadas às tendências de consumo”, contou Mendonça. “Os dados e a escuta ativa nos mostram que a categoria tem se tornado cada vez mais relevante no nosso portfólio. Bebidas como Beats têm se destacado, especialmente durante sazonalidades importantes no Brasil, como o Carnaval.”

A tradição é que a Ambev lance ao mercado um novo sabor de Beats para cada Carnaval. Neste ano, a empresa aposta na Red Mix, uma mistura “refrescante de notas cítricas e aroma de frutas vermelhas”, sob uma forte campanha de divulgação da cantora e head de criatividade da Beats, Anitta.

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“Durante o Carnatal do ano passado, um dos maiores carnavais fora de época do Brasil, tivemos a oportunidade de apresentar o produto a alguns stakeholders, e a aceitação foi tão positiva que decidimos adiantar a chegada de Beats Red Mix ao mercado”, disse Mendonça. A cantora foi uma das atrações do festival com seu “Ensaio de Anitta”, patrocinado pela marca de bebidas prontas em shows em 12 cidades.

A marca também está no trio elétrico da artista no Rio de Janeiro, mesma cidade em que apoia o Festival Auê e o Bloco da Favorita. Em Salvador, a ativação será a Torre Beats, programação com artistas locais ao lado do Farol da Barra.

A importância da linha de drinks para a Ambev rendeu até o surgimento de uma divisão de criação específica para o segmento, batizada Beyond Beer (além da cerveja, em tradução livre). A unidade acelerou o processo de desenvolvimento de uma nova bebida em 4,5 vezes, reporta a companhia.

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Carnaval sem álcool e sem açúcar

Nem mesmo uma das datas mais agitadas do calendário de feriados brasileiro escapa à propensão cada vez maior de consumidores — em especial jovens — a ingerirem menos álcool.

Segundo a Ambev, este será o maior o ano para as marcas Bud Zero e Corona Cero. “Em todas as cidades em que patrocina e viabiliza a realização da festa, os ambulantes poderão incluir uma ou outra para a venda”, contou Mendonça.

“A novidade reflete a estratégia da Ambev de inserir a cerveja sem álcool para ampliar não apenas o portfólio, mas também possibilitar que o consumidor tenha mais opções nas ocasiões de consumo”, diz o executivo. Diante de uma Geração Z disposta a consumir cada vez menos álcool, a Ambev tem observado um comportamento de revezamento entre as cervejas zero e tradicionais como uma estratégia de moderação.

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O balanço publicado pela companhia na última quarta-feira (26) revelou um crescimento de 20% na linha de cervejas sem álcool no Brasil em 2024.

No campo dos refrigerantes, outra opção zero — dessa vez em açúcares — é aposta para o setor de marketing da companhia no Carnaval. A Guaraná Zero, cujo crescimento em 2024 foi de 50%, está nos blocos Quando come se Lambuza, Lagum e Lamparina, em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro, aparece nos blocos Vagalumee e da artista Ludmilla. Patrocina também, ativações no “Nosso Camarote”, na Sapucaí.

Brahma patrocina Carnaval do Rio e camarotes

Um dos carros chefes da cervejaria, a Brahma segue como a patrocinadora oficial de alguns dos principais camarotes pelo Brasil. Serão 12 no total, incluindo Camarote Brahma Salvador, o Camarote Bar Brahma em São Paulo e o Nosso Camarote, no Rio de Janeiro.

A marca também é a patrocinadora Master do Carnaval do Rio, por meio de uma parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). A venda do principal pacote publicitário da marca Rio Carnaval foi parte de um movimento de estruturação da estratégia de marketing promovido pela liga no Rio de Janeiro.

“Como fruto dessa parceria, estamos presentes nos momentos mais importantes do Carnaval carioca. As latas em homenagens às escolas de samba do grupo especial são o grande destaque do ano”, aponta Mendonça. O executivo mantém segredo sobre “uma surpresa especial” para o desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro: “Brahma passará pela avenida, com um desfile de abertura que levará sua campanha de Carnaval para a vida real”. A ver.

Iuri Santos

Repórter de inovação e negócios no IM Business, do InfoMoney. Graduado em Jornalismo pela Unesp, já passou também pelo E-Investidor, do Estadão.