Fundo de debêntures com juros e isenção de IR é boa aposta para diversificar, diz XP

Levantamento da XP mostra que pacote oferecido pelo Fundo de Renda Fixa Ativo Incentivado permite gerenciar o risco de mercado

Maeli Prado

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

Um fundo de debêntures que permite uma gestão ativa de juros e câmbio e que tem isenção de Imposto de Renda, aplicação lançada recentemente no mercado, é uma boa ferramenta para diversificação de investimentos, segundo um levantamento da XP Investimentos.

De acordo com a corretora, esse é o pacote oferecido pelo Fundo de Renda Fixa Ativo Incentivado, aplicação que permite o que os fundos de debêntures incentivadas tradicionais não oferecem: gerenciar o risco de mercado.

De acordo com a XP, os fundos existentes que se enquadram nessa categoria vêm superando o Idex Infra (índice de crédito privado de infraestrutura da JGP). Entre os exemplos de fundos dessa categoria, estão o Occam Infra Ativo 30 FIC FIRF CP, o Vinland RF Debêntures Incentivada, o XP Jarf Debêntures Incentivadas CDI FI em Infra RF CP RL e o Novus Renda Fixa Incentivado.

Continua depois da publicidade

“Em um mesmo portfólio, é agregado ao investidor a gestão ativa na seleção dos créditos de infraestrutura e na tomada de risco nas posições de juros”, apontam os analistas de fundos Clara Sofré, Luiz Felippo e José Pini no estudo. “Quando avaliamos a
performance das estratégias com mais de 6 meses, o resultado se destaca perante os índices de crédito.”

A corretora destaca ainda que esse tipo de fundo permite ao investidor ter duas fontes distintas de retorno, descorrelacionadas entre si. “Essa diversificação de estratégias permite que, em um cenário de spreads subindo, não necessariamente o único caminho será uma perda.”

Isenção tributária

Continua depois da publicidade

Para a XP, o grande diferencial do Fundo de Renda Fixa Ativo Incentivado é a eficiência tributária aliada com diversificação.

“Em um cenário onde fundos de crédito privado pagam em média até 15% de Imposto de Renda sobre os rendimentos, os Fundos de Juros Ativo Incentivado se destacam pelo potencial de entregar uma rentabilidade líquida superior, sem abrir mão da flexibilidade de gestão.”

Como a gestão é ativa, ressalta a corretora, é possível a esses fundos entregarem um retorno potencial acima do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). “A gestão ativa permite capturar oportunidades que vão além do simples carrego dos ativos de crédito”, afirma.