Papa Francisco segue em estado crítico, mas “descansou bem”, diz Vaticano

Líder da Igreja Católica tem pneumonia dupla e passou por transfusões

Paulo Barros

Publicidade

O Papa Francisco, de 88 anos, que enfrenta uma pneumonia nos dois pulmões, teve uma boa noite de sono, informou o Vaticano na manhã desta terça-feira (25), segundo a agência Reuters. O pontífice está internado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma.

Em um comunicado breve, o Vaticano afirmou que “o Papa descansou bem durante toda a noite”. Apesar da informação positiva, o estado de saúde de Francisco ainda inspira preocupação.

Na segunda-feira (24), a Santa Sé informou que o quadro do pontífice permanecia crítico, mas apresentava “ligeira melhora”. Foi relatada uma insuficiência renal leve, mas os médicos garantiram que a condição está sob controle e não representa um risco imediato.

A pneumonia dupla que atinge Francisco é uma infecção grave que pode inflamar ambos os pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu o quadro como “complexo”, causado por dois ou mais micro-organismos.

Desde que assumiu o pontificado em 2013, Francisco tem lidado com diversos problemas de saúde. Ele é particularmente vulnerável a infecções pulmonares, uma vez que teve parte de um pulmão removido ainda na juventude devido a uma pleurisia.

As condições de saúde do Papa vêm sendo monitoradas de perto, e fiéis ao redor do mundo têm organizado orações pela sua recuperação.

Tópicos relacionados

Paulo Barros

Jornalista pela Universidade da Amazônia, com especialização em Comunicação Digital pela ECA-USP. Tem trabalhos publicados em veículos brasileiros, como CNN Brasil, e internacionais, como CoinDesk. No InfoMoney, é editor com foco em investimentos e criptomoedas