Receita abre consulta a lote de restituição da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 106 mil contribuintes receberão R$ 314,38 milhões

Maria Luiza Dourado

(Marcello Casal jr/Agência Brasil)
(Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Publicidade

A Receita Federal abre, às 10h desta sexta-feira (21), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2024 do mês de fevereiro de 2025, com um valor total de crédito de R$ 314.379.905,82

Ao longo do dia 28 de fevereiro, próxima sexta-feira, 105.919 contribuintes receberão os valores.

Esse total inclui contribuintes com prioridade, sendo:

Além disso, 18.047 não prioritários receberão valores.

Como consultar a restituição?

Para consultar a restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal. Basta informar o CPF, exercício da declaração, data de nascimento e código verificador no “Consulta à Restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Continua depois da publicidade

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Também é possível obter informações no portal de serviços da Receita, que substitui o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Basta procurar por “Meu Imposto de Renda” e depois por “Restituição do IRPF”.

Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição dentro de um ano, ele deverá solicitar pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.