Alerta falso de terremoto em Ubatuba assusta SP e RJ; Defesa Civil nega tremor

Notificação do Google indicou abalo no litoral, mas órgãos sismológicos não registraram

Paulo Barros

Publicidade

Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14), um alerta de terremoto em Ubatuba, no litoral norte paulista. O aviso foi enviado para celulares com sistema operacional Android por meio da plataforma de alertas do Google, informando um suposto tremor de magnitude entre 4,2 e 5,5.

No entanto, a Defesa Civil de São Paulo negou que tenha ocorrido qualquer tremor no estado. O Centro de Sismologia da USP e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico também não registraram nenhum abalo sísmico na região.

Segundo o alerta enviado pelo Google, o suposto epicentro do terremoto teria sido inicialmente a sete quilômetros da costa de Ubatuba. Minutos depois, a estimativa foi ajustada para 55 quilômetros de distância no oceano.

Continua depois da publicidade

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

A plataforma do Google tem um sistema de alerta antecipado para terremotos, que utiliza sensores em smartphones Android para detectar tremores.

O aviso gerou preocupação entre moradores, especialmente porque não houve comunicação oficial das autoridades brasileiras sobre qualquer tremor. A Defesa Civil de São Paulo divulgou um comunicado às 3h10, informando que não emitiu nenhum alerta sísmico e que não há registros de ocorrências relacionadas ao suposto abalo.

(Foto: Reprodução/Redes sociais/@defesacivilsp)

A USP relatou que seu site oficial de monitoramento sismológico ficou fora do ar durante a madrugada, mas reforçou que não houve nenhuma anomalia detectada.

Paulo Barros

Jornalista pela Universidade da Amazônia, com especialização em Comunicação Digital pela ECA-USP. Tem trabalhos publicados em veículos brasileiros, como CNN Brasil, e internacionais, como CoinDesk. No InfoMoney, é editor com foco em investimentos e criptomoedas