Publicidade
CINGAPURA (Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro voltaram a subir nesta quinta-feira, apoiados por um dólar mais fraco e problemas de fornecimento da Austrália, enquanto os investidores buscavam novos desenvolvimentos em torno da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, maior mercado consumidor de minério do mundo.
O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,43%, a 817,5 iuanes (US$ 112,22) a tonelada, após fechar em baixa na sessão anterior.
O minério de ferro de referência de março na Bolsa de Cingapura avançava 2,08%, a US$ 105,95 a tonelada.
A Austrália está na temporada de furacões, e há risco de interrupção nos embarques, disse a consultoria chinesa Hexun Futures em nota.
A Rio Tinto disse na terça-feira que começou a retirar navios de minério de ferro de dois portos da Austrália Ocidental, já que dois ciclones tropicais complicaram seus esforços para reparar a infraestrutura danificada por um ciclone no mês passado.
As dificuldades portuárias da Rio poderiam adicionar um prêmio de risco aos preços do minério de ferro, disse um analista.
Continua depois da publicidade
A temporada de ciclones na Austrália Ocidental ocorre normalmente entre novembro e abril.
O enfraquecimento do dólar norte-americano também deu algum suporte aos preços, com a moeda oscilando próxima ao nível mais baixo desde o início da semana passada em relação a uma cesta de pares.
Um dólar mais fraco torna as commodities denominadas na moeda mais acessíveis para os compradores estrangeiros.
Continua depois da publicidade
A China apresentou uma queixa à Organização Mundial do Comércio na quarta-feira contra a nova tarifa de 10% do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre as importações chinesas e o cancelamento da isenção “de minimis”.